Empresas de construção lidam principalmente com tarefas práticas, como o planejamento e execução de obras, negociação de projetos com clientes, etc. Porém, para que o negócio funcione adequadamente, também é importante investir em uma boa contabilidade para construção civil, tanto para lidar com a burocracia do setor quanto para melhorar seu desempenho.
Apesar disso, muitos empreendedores dentro da construção civil acabam deixando esse aspecto de lado no dia a dia ao invés de integrá-lo em todo o seu planejamento. Para esclarecer melhor o assunto, vamos falar um pouco mais sobre a importância da contabilidade para construção civil e como ela impacta seus resultados. Acompanhe.
Escolher o Melhor Regime Tributário
Um dos primeiros desafios ao iniciar o trabalho em uma construtora é definir qual será o seu regime tributário, ou seja, os critérios usados para definir o pagamento de impostos. A escolha depende de diversos fatores, como o porte da empresa, número de funcionários, condições econômicas, entre outras.
Os principais regimes tributários hoje são:
• Simples Nacional: Todos os tributos são cobrados em uma só guia, além disso esse regime de Tributação incide sobre o faturamento bruto da empresa. A alíquota cobrada depende das atividades da empresa e o faturamento, atualmente existe 5 anexos, esses anexos são os responsáveis por definir a tabela com as alíquotas dos tributos. Já o Microempreendedor Individual (MEI) possui um valor fixo mensal que depende do salário-mínimo e da atividade o valor mensal mínimo é de R$ 61,60 até R$ 66,60.
• Lucro presumido: O Lucro Presumido é o regime Tributário que presume o lucro da empresa, essa presunção depende da atividade da empresa, por exemplo, as atividades geralmente possuem a presunção de 32% para serviço e 8% para comércio e indústria. Para presumir o lucro é necessário aplicar a porcentagem sobre o faturamento da empresa, assim é possível ter todas as bases de cálculos para mensurar os tributos da empresa. Alguns desses tributos incidem diretamente sobre o faturamento da empresa e outros sobre o lucro que foi presumido.
• Lucro real: É o mais complexo entre os outros, para gerar as bases de cálculo desse regime é necessário levantar os documentos contábeis da empresa a fim de chegar ao verdadeiro lucro fiscal da empresa. Após o lucro apurado é possível ter a base de cálculo de quase todos os tributos. Os outros tributos precisam passar por uma conta de compensação a fim de deduzir os valores já pagos pela compra de insumos para a realização da atividade.
• Regime Especial de Tributação (RET): O regime é opcional, mas irretratável (não pode desistir) enquanto perdurarem direitos de crédito ou obrigações do incorporador junto aos adquirentes dos imóveis que compõem a incorporação. Como regra, para cada incorporação submetida ao RET, a incorporadora ficará sujeita ao pagamento mensal equivalente a 4% (quatro por cento) das receitas mensais recebidas, que corresponderá ao pagamento unificado dos tributos.
A contabilidade pode comparar todas essas opções e identificar o regime tributário mais favorável para o seu negócio.
Melhor Gestão das Obrigações Fiscais
Há muitos tributos com os quais a construtora civil precisa lidar no dia a dia, seja com relação ao pagamento de funcionários, compra de materiais, prestação de contas, entre outras coisas do tipo. E qualquer atraso ou erro pode levar à cobrança de multas ou outras perdas para o seu negócio.
Buscar um bom serviço de contabilidade para construção civil é a melhor forma de cumprir todas essas obrigações corretamente. Ao contar com ajuda especializada, é mais fácil fazer os pagamentos em dia, evitar valores incorretos e garantir que essas movimentações sejam consideradas no seu planejamento financeiro todos os anos.
Planejamento de Despesas e Orçamento
Para garantir que cada obra trará o retorno desejado para seu negócio, você precisa fazer um planejamento financeiro bem rigoroso, levando em conta despesas com funcionários, material, transporte, medidas de segurança e tributos. Tudo isso é mais fácil de acompanhar com a ajuda de um profissional de contabilidade.
Além de facilitar o cálculo do orçamento adequado, um bom contador também leva em conta variações no orçamento e outras medidas que possam afetar o custo final. Isso te permite cortar despesas desnecessárias, aumentando sua margem de lucro e trazendo mais segurança financeira para o seu negócio.
Contar com uma boa contabilidade para construção civil é a chave para aproveitar ao máximo seus investimentos. Se você está buscando esse tipo de ajuda, entre em contato com a Economy agora mesmo e conheça nossos serviços.
📍 Av. Antônio Carlos Comitre, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938
WhatsApp: http://bit.ly/contabilidade-economy
Quer saber mais em como a Contabilidade Economy pode ajudar a sua empresa? Veja outras informações em nosso blog:
Quer continuar acompanhando mais das nossas dicas? Então assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.
Comments