Como funciona a exclusão do Simples Nacional?


O Simples Nacional é um sistema de arrecadação único que facilita o recolhimento dos tributos e o dia a dia de inúmeros Empreendedores, e ainda com vários outros benefícios como ter um único identificador de inscrição da empresa (CNPJ), facilitação de regularização de dívidas e pode dar preferência em licitações, o que levou a ser um regime de tributação muito utilizado por várias empresas.


Para desfrutar e permanecer utilizando este regime de tributação devem ser cumpridas as suas regras, ou seja, se você não tomar cuidado, pode ser que seja excluído do Simples Nacional.


Por isso é importante que você entenda como esse processo funciona e saiba como agir. Para te ajudar com isso, separamos algumas informações que podem ser úteis. Confira.

Como funciona a exclusão?

Todo ano, a Receita Federal faz uma varredura em seus contribuintes, principalmente as empresas. Caso encontre alguma mudança em sua renda, ou pendência de documentação, ela pode imediatamente excluir um negócio do Simples Nacional, visto que ele não preenche mais os requisitos.

O que leva à exclusão do Simples Nacional?

Há vários motivos para uma empresa ser excluída do Simples Nacional. Alguns dos principais são:


1. Débitos

A falta de parcelamento de débitos ou a existência de débitos podem levar a exclusão do simples nacional.


2. Erros de cadastro

Pode ser que tenha ocorrido algum erro durante o preenchimento dos seus dados ou no registro dentro da receita federal. Quando isso acontece, pode ser que você tenha seu cadastro no Simples suspenso.


3. Falta de documentação

Algumas vezes, você pode se esquecer de enviar a documentação completa, deixando algumas pendências. Se elas ficarem em aberto por muito, pode ser que a receita marque seu negócio e tire você do Simples Nacional.


4. Faturamento ultrapassou o teto

O Simples possui um teto limite de faturamento anual de R$ 4.800.000,00 para negócios que fazem parte desse regime tributário. Quando uma empresa ultrapassa esse limite no faturamento anual, a receita identifica o caso e faz a retirada do negócio do regime.


5. Mudança em atividades de atuação

Outra restrição menos esclarecida do Simples Nacional é que, para se manter dentro dele, há uma série de limitações com relação a quais áreas você pode atuar. Se a sua empresa começar atividades em outras áreas, então pode ser que ela não atenda mais a esses requisitos.

Quais são as consequências?

O Simples Nacional é o regime tributário mais fácil de gerir, e por isso muito interessante para ser utilizado, mas nem sempre é o regime de mais baixo custo, pois depende de uma análise do regime de tributação de acordo com as operações que a empresa executa. Então aproveite e reavalie o seu regime de tributação considerando que qualquer mudança do tipo exige algum preparo para poder estabelecer seu novo regime tributário. E se o Simples for a melhor opção para a empresa e dependendo da causa, pode ser que a mudança seja reversível. Em ambos os casos, é sempre essencial buscar ajuda para dar os primeiros passos.

Como o escritório de contabilidade te ajudar?

Um contador profissional faz uma grande diferença na hora de lidar com a exclusão d Simples Nacional. Algumas de suas principais contribuições são:


Prevenir mudanças erradas


Primeiramente, este profissional faz com que o envio de dados e documentos seja mais claro e eficaz, além dos cálculos de previsão de rentabilidade. Isso evita que você caia em alguns dos erros citados. E, quando eles ocorrem, eles também podem permitir um retorno mais rápido.


Escolha do melhor regime de tributação


Caso você esteja fazendo uma mudança planejada de regime tributário, então o profissional de contabilidade será indispensável. Ele te ajudará a escolher o melhor método, o melhor regime tributário e a otimizar essa transição.


Quer mais dicas para gerir melhor seu negócio? Então assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.


Se quiser encontrar a ajuda que precisa agora, entre em contato com a Economy e veja como podemos te auxiliar.


📍 Av. Antonio Carlos Comitre, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938 Whatsapp: http://bit.ly/contabilidade-economy