Quanto vale a sua empresa? Por que é importante essa informação para empresa crescer?


Empreendedores e gestores sempre têm muitas coisas com as quais se preocupar no dia a dia. Tanto que acabam se esquecendo de certos aspectos da empresa, principalmente sua gestão financeira. Por exemplo, se alguém perguntar quanto vale a sua empresa, você saberia como responder?


Essa é uma pergunta mais difícil do que aparenta, mas ainda é importante para o crescimento do seu negócio. Por exemplo, em tempos de crise, esta informação auxilia na avaliação se o dinheiro investido na empresa trouxe resultados concretos ou se foi apenas para mantê-la aberta e funcionando.


E para te ajudar a entender melhor o assunto, vamos explicar mais sobre sua importância e como você pode descobrir quanto vale a sua empresa. Acompanhe.

Por que é importante saber quanto vale sua empresa?

O valor de um negócio entra em jogo em diversos momentos da sua gestão. Ter ao menos uma estimativa vai ser muito útil para conseguir mais oportunidades de crescimento e para sua gestão interna. Alguns dos motivos para isso são:


1. Mais propriedade para negociar


Quando você recebe um investidor ou um potencial parceiro, o valor atual da sua empresa é um ponto de referência para todo tipo de negociação. Se for alguém interessado em contribuir com seu capital social, ele receberá um percentual da empresa de acordo com o que é considerado seu valor geral ou acionário. Sendo assim, ter uma ideia clara desse valor te ajudará a ter uma negociação mais favorável.


2. Avaliar o desempenho financeiro


Além disso, acompanhar a flutuação no valor do seu negócio é uma boa forma de identificar o progresso da sua empresa, diferenciando se ela aumentou seu rendimento, se apenas obteve o suficiente para se manter funcionando ou se houve uma perda visível. Em qualquer modalidade de cálculo, o valor do seu negócio deve refletir, em maior ou menor grau, seu desempenho de rentabilidade.

Como descobrir quanto vale sua empresa?

Primeiro, é bom esclarecer que o valor exato de uma empresa é impossível. O que é feito é uma estimativa com base em alguns critérios claros. Quanto mais precisa ela for, mais fácil será usá-la. Existem três métodos usados para fazer essa estimativa:


1. Fluxo de caixa descontado


Nesse cálculo, é levada em conta uma projeção do quanto de fluxo de caixa a empresa deve gerar nos próximos anos, fazendo sua conversão para o valor presente e descontando os riscos inerentes do seu setor de negócio. Seu ponto mais fraco, infelizmente, é que seus critérios são mais subjetivos, o que pode prejudicar bastante a credibilidade do resultado.



2. Valor patrimonial


Também é possível estabelecer o valor de uma empresa ao considerar todo o valor líquido gerado por ela desde sua fundação. Basta tirar a diferença entre o passivo e o ativo da empresa em seu balanço patrimonial. Esse método é mais usado em empresas que estão abrindo falência, pois não leva em conta a continuidade de suas atividades, apenas o que já foi acumulado.


3. Múltiplos de Mercado


Por fim, mas não menos importante, Múltiplos de Mercado é uma avaliação baseada na comparação da empresa com outras do mesmo segmento que estão registradas na bolsa. Por um lado isso dá uma perspectiva melhor dentro do mercado, mas também não considera os diferenciais específicos da gestão do seu negócio. Por isso que muitos investidores usam múltiplos métodos para fazer suas estimativas.


A contabilidade Economy pode te ajudar com a organizar suas informações, entender o valor da sua empresa e se preparar para crescer. Então, entre em contato com a Economy e conheça os nossos serviços.


Quer continuar recebendo mais novidades nossas? Então assine nossa newsletter e acompanhe tudo em primeira mão.



📍 Av. Antonio Carlos Comitre, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938 Whatsapp: http://bit.ly/contabilidade-economy