Sua empresa já está pronta para crescer em 2022? Já fez o seu planejamento financeiro? Veja as dicas


Com o final do ano se aproximando, vem também a época em que as empresas avaliam seu desempenho e se preparam para os próximos doze meses. Porém, muitos desses planos acabam sendo parecidos com as promessas de fim de ano, com uma ideia bem vaga do que deve ser alcançado e sem um plano claro a ser seguido.


Naturalmente, isso quase sempre leva a uma perda severa de produtividade e dificulta o cumprimento de qualquer meta relevante. Se você quer melhorar suas chances de alcançar um objetivo claro, então o mais importante é investir em seu planejamento financeiro para 2022.


Para te ajudar com isso, separamos aqui algumas dicas que vão te ajudar a se preparar para fazer seu negócio crescer ainda mais em 2022. Confira.

1. Faça um levantamento da situação

O ponto de partida de qualquer planejamento financeiro deve sempre ser um levantamento de informações. Afinal, sem dados claros sobre o estado atual do seu negócio, especialmente do ponto de vista financeiro, é mais difícil estabelecer metas realistas.


Comece entendendo seu faturamento geral e seus principais gastos recorrentes. Depois, tome nota sobre as despesas de cada setor e como cada um deles contribui com a sua rentabilidade, seja de forma direta ou indireta.

2. Defina metas globais para a empresa

Com todos esses dados em mãos, o próximo passo é estabelecer quais serão as metas mais amplas da sua empresa. Pode ser um aumento na sua margem de lucro, alcançar outros mercados consumidores, etc. O ideal é que você também tenha uma métrica clara para acompanhar o progresso dessas metas, evitando que elas se tornem muito subjetivas.


A partir dessas metas globais, cada setor pode estabelecer suas próprias metas para corresponder aos objetivos principais da empresa.

3. Estabeleça um plano de ação

Para alcançar suas metas, é necessário um plano bem esclarecido. É nesse ponto que você define quais serão os passos a serem tomados em direção ao seu objetivo e como você pretende alcançá-lo. Isso inclui também quais serão os investimentos realizados ao longo do caminho e quais são os resultados esperados. É importante que ele seja detalhado o suficiente para ter passos claro, mas ainda mantendo alguma flexibilidade.

4. Crie um plano orçamentário anual

Juntamente com o plano de ação, também deve vir um plano orçamentário, ou seja, os recursos que estarão disponíveis a cada mês para alcançar essas metas. Isso também inclui as suas projeções de vendas para cada período, tendo em mente como esses resultados podem ser afetados por certas mudanças no mercado.

5. Preveja cenários e crie planos de contingência

Por melhor que seja o seu planejamento, é quase impossível imaginar que tudo ocorra exatamente com o esperado. Na realidade, é bem provável que alguma coisa saia fora do esperado e você tenha que se adaptar. O ideal é tentar prever esses diferentes cenários e estabelecer planos de contingência. Dessa forma, mesmo que o crescimento projetado não seja alcançado, qualquer perda será mínima.


E se você precisa de ajuda com seu planejamento financeiro para 2022, entre em contato com a Economy e veja como um escritório de contabilidade pode fazer toda a diferença em seu crescimento nesse ano.


📍 Av. Antônio Carlos Comitrê, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938

WhatsApp: http://bit.ly/contabilidade-economy



21 visualizações