top of page

O Simples Nacional é a melhor escolha para a sua empresa? Entenda!


Pequenos empreendedores sempre tiveram bastante dificuldade para gerir corretamente suas obrigações fiscais, o que leva a diversos prejuízos com o fisco. Uma boa parte disso é consequência do seu regime de tributação, que pode ser muito complicado e caro para sua empresa. Uma forma de evitar isso é mudar para o Simples Nacional.


Você provavelmente já ouviu falar desse regime, mas talvez não entenda sua real importância para os pequenos empreendedores. Para tirar suas dúvidas, vamos explicar o que é o Simples, suas características e como você pode determinar se ele é o melhor regime para você. Acompanhe.


O que é o Simples Nacional?

Trata-se de um regime tributário voltado para o micro e pequeno empreendedor, possuindo cobrança de tributos e outras características voltadas especificamente para este público. Um de seus principais aspectos é a cobrança de todos os impostos através de um único boleto, minimizando problemas com perda de documentos e afins.


Quem pode optar pelo Simples?

Para poder se inscrever no Simples Nacional, uma empresa deve atender aos seguintes requisitos:

  • Empresas regulares quanto aos cadastros fiscais;

  • Empresas sem débitos com o INSS;

  • Faturamento limitado a R$ 4,8 milhões por ano;

  • Pessoas jurídicas que não tenham sócio no exterior;

  • Quem não atua com cessão ou locação de mão de obra;

  • Quem não distribui ou gera energia elétrica;

  • Quem não exerce atividade com serviços financeiros;

  • Quem não fabrica veículos;

  • Quem não importa combustíveis;

  • Quem não possui capital em órgãos públicos, independentemente de ser direto ou indireto;

  • Quem não presta serviços de transporte, exceto serviços de transporte fluvial;

  • Quem não produz ou vende no atacado cigarros e assemelhados, armas de fogo, refrigerantes e bebidas alcoólicas (exceto pequenos produtores);

  • Quem não realiza locação de imóveis próprios e nem trabalha com loteamento e incorporação de imóveis.


Quais são suas principais vantagens?

Os maiores benefícios para quem faz parte do Simples Nacional são:


Simplificação do pagamento

Como todos os impostos são cobrados em um mesmo boleto, o pequeno empreendedor não precisa passar dias tentando organizar suas obrigações fiscais, o que economiza boa parte de sua energia.


Isenção de alguns impostos

Por ser voltado para os micros e pequenos empresários, o Simples faz uso de tabelas diferenciadas de impostos. Isso ajuda esses negócios a construírem uma base mais sólida antes de ampliarem a contribuição.


E suas desvantagens

Naturalmente, o Simples também apresenta algumas desvantagens, sendo as principais delas:


Limitação do orçamento

Para se manter no Simples, a empresa precisa atender a vários requisitos, incluindo um teto de faturamento. Se você pretende quebrar esse teto, precisa mudar seu regime tributário e abrir mão de alguns desses benefícios.


Imposto sobre faturamento ao invés de lucro

O Simples Nacional aplica os impostos sobre faturamento da empresa ao invés do lucro. Isso significa que, mesmo que você fique no prejuízo um mês, ainda terá que pagar.


Se você quer ter um bom rendimento para seu negócio, precisa escolher o regime tributário mais adequado, seja ele o Simples Nacional ou outro. Se você precisa de ajuda para encontrar o seu, entre em contato com a Economy e veja como nossos serviços podem te ajudar.


 
19 visualizações0 comentário
bottom of page