top of page

Tributação no E-commerce: entenda como funciona


O comércio virtual é um ramo em constante crescimento já faz alguns anos. Praticamente todas as lojas existentes hoje realizam algumas de suas vendas online. Sem mencionar o número de negócios que trabalham exclusivamente através de canais digitais. Porém, para ter sucesso nesse ramo, é importante entender as particularidades da tributação no e-commerce.

 

As normas relacionadas às empresas digitais também evoluíram bastante. O governo se ajusta constante às diferentes demandas do mercado e à forma com empresas e trabalhadores se alinham. E se você quer ter uma loja virtual de sucesso, precisa estar ciente dessas particularidades.

 

Acompanhe e entenda alguns dos pontos mais importantes sobre a tributação no e-commerce.

Escolha o melhor regime tributário para seu negócio

Um dos primeiros pontos a serem considerados na criação de um e-commerce é o seu regime tributário. Assim como em lojas tradicionais, você pode fazer parte do Simples Nacional, do Lucro Real ou do Lucro Presumido. Também é possível ter uma loja virtual sendo MEI. Cada modelo possui diferentes alíquotas e métodos de cobrança, os quais precisam ser levados em conta. 

Conheça as alíquotas para diferentes faixas de renda

Os impostos cobrados na tributação no e-commerce também podem variar de acordo com a sua faixa de renda. Negócios com uma renda mais alta também recebem cobranças mais altas, enquanto outros com renda baixa podem ficar isentos. Esse fator também deve ser levado em conta durante sua escolha de regime tributário. 

Faça um planejamento tributário adequado

No geral, os impostos cobrados no comércio tradicional também se aplicam aos e-commerces. ICMS, IRPJ, PIS, Cofins, etc. A principal diferença está na foram como são cobrados e como os valores são medidos. Sendo assim, o ideal é começar o seu planejamento tributário com antecedência, definido os prazos com os quais você precisa lidar e os valores projetados com base em sua renda mensal e anual. 

Tenha atenção à prestação de contas

Uma das principais diferenças entre a tributação no e-commerce e no comércio tradicional é a forma como você faz a sua prestação de contas. Afinal, uma loja virtual também precisa lidar com muito mais documentos digitalizados para cada venda. Por um lado, isso facilita sua organização e automação do processo. Porém, também significa que certos erros são mais difíceis de corrigir e podem ter uma repercussão bem mais intensa. 

Entenda as normas e cobranças para compras em diferentes países

A principal vantagem de fazer vendas online é a possibilidade de fornecer seus produtos para outros países, aumentando drasticamente sua base de clientes. Porém, isso também vem com seus próprios desafios. O principal deles é a cobrança de tributos e taxas de importação e exportação. Sendo assim, seu planejamento tributário deve levar essa possibilidade em conta para cada venda. 

Conte com uma empresa especializada em planejamento contábil

Considerando o quão complexo é o sistema tributário brasileiro, pode ser bem difícil para muitos empreendedores lidarem com ele por conta própria. Ainda mais adicionando o comércio internacional. Por isso o mais recomendado é buscar a ajuda de um escritório de contabilidade especializado.

 

Quer encontrar a ajuda que precisa para facilitar a gestão contábil do seu negócio? Então entre em contato com a Economy e fale com um de nossos especialistas.

 

📍 Av. Antônio Carlos Comitre, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938 (Whatsapp)

 

Quer saber mais em como a Contabilidade Economy pode te ajudar? Veja outras informações em nosso blog:

 


Quer continuar acompanhando nossas novidades? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo em primeira mão.

 

bottom of page