top of page

É fácil trocar de Contador? Existe hora certa?


O trabalho de contabilidade é indispensável para a manutenção e progresso de qualquer negócio. Não apenas para manter sua empresa em dia com o fisco, mas também para equilibrar contas, pagar tributos corretamente e evitar inconsistências em seus dados. Porém, para alcançar esses resultados, você vai precisar de um profissional capaz, com a formação certa e boa relação com o público. Se esse não for o caso, e o profissional em questão não apresenta a performance desejada, então pode ser melhor trocar de contador.


E esse costuma ser um ponto sensível em vários negócios, já que há muitos dados com os quais o setor de contabilidade precisa lidar ao longo do ano. Tentar contratar alguém para lidar com tudo de última hora pode ocasionar algumas complicações, mas também há o risco de manter alguém que não presta bem esse serviço.


Para te ajudar a entender melhor, vamos falar mais sobre quando e por que trocar de contador. Acompanhe.

Por que trocar de contador?

O serviço de contabilidade não depende só da habilidade com números. Há muitos outros fatores a serem considerados, os quais pesam tanto quanto a formação ou experiência. Veja aqui alguns exemplos:


Atendimento ruim


Se o profissional não atende em horário comercial, demora a responder e-mail ou não é claro em sua comunicação, então há maiores chances de erros na prestação de contas, o que rapidamente se transforma em um problema maior com o fisco. Bom atendimento é indispensável em qualquer serviço.


Ferramentas desatualizadas


Todo contador também possui ferramentas que ajuda em seu trabalho. Principalmente softwares de comunicação e gestão. Porém, ferramentas muito antigas não apresentam a mesma performance ou não são compatíveis com sistemas mais recentes.


Atraso no serviço


Uma das coisas que mais causam problemas e multas no fisco é o atraso na prestação de contas. Não há muita vantagem em contratar um contador que não consegue cumprir estes prazos, mesmo em condições ideais de trabalho.


Não acompanhamento da legislação


As leis fiscais mudam com o tempo, se adequando a novos contextos e estabelecendo novas limitações. Um dos trabalhos do contador é justamente acompanhar essas mudanças, para que sua empresa também esteja em dia com elas.


Desalinhamento com a empresa


Também há muitos casos em que o problema não está na capacidade do profissional, mas sim em sua compatibilidade com o seu negócio. Assim como acontece com qualquer outro colaborador, seu profissional de contabilidade precisa ter o perfil certo para atuar junto com você sem causar atritos. Caso contrário, é melhor trocar de contador.

Qual é o momento para trocar de contador?

Em resumo, não há um momento perfeito para fazer essa troca. Esperar demais apenas acumula problemas fiscais, o que leva a mais multas, dívidas e problemas de gestão. Sendo assim, o quanto antes você encontrar o profissional certo, melhor.


Se você está esperando esse momento para trocar de contador, então pode contar com a Economy. Temos uma ampla equipe de contadores que está à sua disposição, podemos lidar com qualquer dificuldade fiscal, orientar e acompanha o processo de transição de escritório.


Entre em contato conosco e veja mais sobre nossos serviços.


📍 Av. Antonio Carlos Comitre, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938 Whatsapp: http://bit.ly/contabilidade-economy


 

bottom of page