Como formar o Preço de Venda certo para o seu Mercado?


Ao começar o próprio negócio, há uma infinidade de detalhes que precisam ser ajustados, desde a parte fiscal burocrática até o ponto de venda e divulgação. Porém, um dos fatores que mais gera dúvidas nos novos empresários é encontrar um preço de venda certo para o seu mercado e público.


Conseguir essa resposta é um dos fatores que mais influenciam no sucesso da empresa, mas também é algo difícil de apontar com exatidão. Quem olha de fora apenas escolhe um valor e pode nem conseguir nenhum retorno com base nele. Se for um valor muito alto, então você terá menos clientes. Se for muito baixo, não haverá lucro.


Para te ajudar a não cometer nenhum erro aqui, separamos alguns pontos que você pode observar para encontrar o preço de venda adequado ao mercado. Confira:

Custo de produção e manutenção

Tudo começa aqui: no quanto você tem que gastar para fazer a roda girar. Se você vende um produto, então deve levar em conta todos os custos recorrentes em materiais, energia e mão de obra que são necessários para colocá-lo em estoque. Se for um serviço, considere seu equipamento e o tempo necessário para entregá-lo. E, junto com isso, também considerar uma média dos custos variáveis, como transporte, perdas, emergências e afins.

Custo de venda

Muitos novos empresários não pensam nisso, mas vender também pode ser um custo. Afinal, a maioria das mercadorias não vai de porta em porta se vender sozinha. Quase sempre há um custo envolvido em divulgação, entrando em contato com potenciais clientes ou aumentando sua visibilidade. Estes valores também devem ser considerados entre seus custos.

Precificação e margem de lucro

Com os custos em mãos, mesmo que apenas uma média, você pode começar a pensar na sua precificação e na margem. Lucro é, basicamente, a diferença entre o que você ganha com a venda e o quanto custa para entregar esse produto ou serviço ao cliente.


Produtos com custo de produção bem baixo podem ter uma margem maior e ainda serem bem baratos para o público. O importante é que, além do rendimento extra que pagará o seu negócio, você também precisa que uma parte desse lucro seja transformada em reinvestimento, para que seu negócio continue crescendo.

Concorrência

Se você estiver em dúvida, uma forma de encontrar um preço de venda adequado ao mercado é observar outras empresas com produtos similares e como elas se precificam. Você não pode jogar um valor muito mais alto que seus concorrentes, pois o público vai apenas buscar a opção mais em conta. Porém, levando em conta a qualidade e popularidade de cada concorrente, você pode descobrir onde você se encaixa e como pode otimizar suas vendas nesse meio.

Expectativa de vendas

O preço ideal é aquele que maximiza sua rentabilidade. A margem de lucro é alta o suficiente para proporcionar a melhor renda, mas não tão alta a ponto de te custar muitos clientes. Tudo isso dependerá da demanda do público e do quanto você espera que ele se interesse pelo seu produto.


O cálculo detalhado pode ser bem complexo, exigindo muito mais informações sobre o local e segmento em que você pretende atuar. Por isso é importante contar com a ajuda de um profissional de contabilidade para alinhar melhor esses valores.


Se estiver precisando de ajuda nesse ponto, entre em contato com a Economy e conheça nossos serviços.



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