top of page

Como o PIX impactará as Pequenas e Médias Empresas


Nos últimos meses, foram levantadas muitas discussões sobre como os pagamentos são realizados entre o consumidor e as empresas. Um motivo disso é que, com a pandemia, nem sempre é tão prático fazer um saque direto no caixa, mas também é bem difícil completar algumas compras sem dinheiro em mãos. Especialmente para quem não usa o cartão de crédito no dia a dia.

Recentemente, o PIX foi criado como uma solução possível para isso, permitindo que essas transações sejam realizadas de forma mais rápida e prática, com a ajuda da tecnologia digital. E, ao contrário do que muitos acreditam, esse não é um recurso ao qual apenas as empresas de grande porte têm acesso. Na verdade, pequenas e médias empresas poderão usufruir muito dessa novidade.


Quer entender melhor o assunto? Então acompanhe e veja aqui o que é o PIX, que tipo de mudanças ele trará para os pequenos e médios empreendedores e como você pode preparar seu negócio para isso.

O que é o PIX?

De forma simples, trata-se de uma nova modalidade de fazer vendas e compras, sendo uma forma de pagamento instantâneo. A ferramenta permite que você movimente sua conta sem nenhum limite, seja através de boletos, pagamentos de impostos, ou mesmo usando um QR code no celular. Dessa forma, mesmo sem dinheiro vivo e sem um cartão de crédito, ainda é possível realizar a transferência.

O que ele mudará para as pequenas e médias empresas?

Como já mencionamos, a introdução do PIX no mercado foi feita com a intenção de otimizar as transações do dia a dia, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Com esse recurso, uma pessoa pode ir às compras sem ter que fazer um saque logo antes. Isso pode ser bem mais prático em muitos lugares, especialmente aqueles onde o acesso a um caixa eletrônico não é tão fácil.


Além disso, a transferência entre a conta do cliente e da empresa é praticamente instantâneo, não havendo o mesmo risco de atrasos no lançamento. Isso leva a uma troca bem mais simples, segura e rápida de dinheiro, evitando complicações para as duas partes.


Por fim, uma transação realizada pelo PIX não gera as mesmas taxas que normalmente são geradas pelos cartões de crédito. Isso significa que, ao receber um pagamento por este método, você terá menos custos envolvidos.

Como você pode se preparar?

Por outro lado, esse método também exige um pouco de adaptação da parte dos negócios, especialmente as pequenas e médias empresas. A tecnologia necessária para implementar o PIX não é de difícil acesso, bastando fazer o cadastro do seu negócio no sistema para obter uma chave PIX, a qual pode ser obtida através da sua instituição bancária. Com ele, você poderá enviar um QR code ou link de pagamento ao seu cliente, o qual permitirá o processamento imediato da transação.


O PIX terá seu lançamento oficial no dia 16 de novembro, a partir do qual todas as empresas poderão usá-lo livremente. Além disso, a partir do segundo trimestre de 2021, o PIX também dará aos comerciantes a opção de oferecer saques bancários como um serviço.


Gostou dessas informações? Então assine nosso newsletter e continue recebendo nossas novidades.


Se quiser encontrar a ajuda que precisa agora, entre em contato com a Economy e veja como podemos te auxiliar.


📍 Av. Antonio Carlos Comitre, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938 Whatsapp: http://bit.ly/contabilidade-economy

 
8 visualizações
bottom of page