top of page

Empreendedorismo em alta para 2022: Estímulo para abertura de novas empresas


Não é nenhum segredo que a pandemia que se iniciou em 2020 teve um grande impacto nas empresas e nos trabalhadores de forma geral. Muitos negócios tiveram que se reestruturar completamente ou fechar as portas por não atenderem o público da forma que precisavam naquele momento.


Diante desse cenário, também uma das coisas que mais aconteceram foi a criação de novos negócios para atender às demandas específicas desse período. Graças a isso, o empreendedorismo ganhou muito mais força e a expectativa é de uma forte alta para 2022 - e você tem uma boa oportunidade de se juntar a esse mercado.


Confira aqui um pouco mais sobre o empreendedorismo para 2022.


Empreendedorismo em tendência de alta

Como mencionamos, o número de empreendedores cresceu bastante nos últimos dois anos, incluindo tanto novas empresas formais quanto mais profissionais autônomos. Mesmo que agora algumas das empresas estejam voltando à normalidade, muitos dos profissionais que já obtiveram sucesso atuando por conta própria ainda devem continuar crescendo.


Esses empreendedores geralmente oferecem algum serviço que atende a uma necessidade local específica, e graças à internet, também podem alcançar um público bem mais amplo.


Formalização dos profissionais autônomos

Outra tendência que deve continuar no empreendedorismo para 2022 é o aumento do índice de formalização dos profissionais autônomos. Ou seja, mais trabalhadores independentes que possuem um CNPJ ativo. Em 2019, por exemplo, foi estimado que dos 24,8 milhões de profissionais autônomos, 5,8 milhões já eram formalizados.


Em parte, isso se deve à maior facilidade dos últimos anos para obter o CNPJ. O cadastro de MEI, por exemplo, pode ser solicitado pelo site: Portal do Empreendedor do Governo Federal. Isso é útil tanto para quem lida diretamente com clientes quanto para quem presta serviços para empresas, já que o imposto cobrado é reduzido.


Conhecimento e incentivos ao seu alcance

Um dos fatores que mais contribuem para a alta do empreendedorismo em 2022 é o acesso ao conhecimento. Já mencionamos que é bem mais fácil registrar seu CNPJ, mas também há muito mais informação disponível online sobre como gerir um negócio corretamente.


Também há certos benefícios para quem atua com um CNPJ, como a melhor contribuição para a previdência e regimes tributários mais econômicos. É apenas uma questão de fazer o planejamento financeiro adequado.


Venha organizar a abertura da sua empresa com a Economy

Boa parte das dificuldades envolvidas na administração de uma micro ou pequena empresa é a sua gestão fiscal e contábil. Sem o devido controle dessas finanças, o risco de perder o controle das despesas e cair no vermelho é bem mais alto. Por isso que é interessante contar com ajuda especializada para esta tarefa.


Se você está precisando de ajuda para abrir e formalizar seu negócio da maneira certa, a Economy está aqui para te ajudar. Contamos com vários profissionais especializados em gestão fiscal e contábil, prontos para te auxiliar na administração de contas e no planejamento financeiro do seu novo negócio.


Entre em contato com a Economy agora mesmo e conheça mais sobre nossos serviços.


📍 Av. Antônio Carlos Comitre, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938

WhatsApp: http://bit.ly/contabilidade-economy




bottom of page