Está com tributos atrasados na sua empresa? Veja como funciona o parcelamento de débitos tributários


O pagamento de tributos é uma parte importante do planejamento de orçamento em qualquer negócio. Porém, também não faltam exemplos de negócios que tiveram problemas para acompanhar estas despesas e acabaram criando vários débitos tributários. Muitos dos quais ainda têm dificuldades para pagar até hoje.


Felizmente, existem algumas alternativas para quem deseja lidar com essa dívida e evitar problemas maiores para seu negócio. Com algum cuidado e preparação, você pode conseguir o parcelamento do seu débito tributário, permitindo que você pague essa dívida com mais facilidade.


Para te ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco mais sobre como funciona esse parcelamento, quais débitos podem ser parcelados e como a Economy pode te auxiliar. Acompanhe.

Como funciona o parcelamento de débitos tributários?

Caso sua empresa possua algum tributo não pago, seja ele federal, municipal ou estadual, você pode solicitar um parcelamento de seus débitos. Para isso, é necessário entrar em contato com o órgão responsável pela cobrança do tributo em questão e solicitar o parcelamento.


O valor mínimo e máximo de cada parcela varia de acordo com o tributo e com as leis vigentes, podendo ter grande variação de acordo com cada caso. Por isso é importante analisar como será feito o seu planejamento de pagamento para otimizar seu processo e garantir que seu débito será quitado em tempo hábil.

Quais débitos podem ser parcelados?

Como já mencionamos, praticamente todos os tributos são elegíveis para parcelamento, dos municipais aos nacionais. Alguns dos principais exemplos são:


• INSS;

• FGTS;

• PIS;

• COFINS;

• IRPJ;

• CSLL;

• Simples Nacional.


Os detalhes sobre as exigências envolvidas na concessão desse parcelamento são estipulados por cada órgão fiscal individualmente. Sendo assim, para poder ter certeza se você obterá acesso ou não a esse benefício, é necessário entrar em contato com os órgãos diretamente.

Como a Economy pode ajudar

Diante de um cenário assim, pode ser bem difícil dar conta de toda a burocracia e conseguir o melhor planejamento. Em muitos casos, atuar sem preparo apenas faz com que a dívida apareça novamente. E a Economy está aqui para evitar que isso aconteça.


Alguns dos pontos nos quais podemos ajudar são:


1. Gestão financeira


Com nossa consultoria contábil, podemos te auxiliar diretamente nas formas como você utiliza seus recursos financeiros. Não apenas no pagamento da dívida, mas também na forma como isso afeta o desempenho da sua empresa a longo prazo. Mesmo pequenas mudanças podem ter grande impacto nessa frente.


2. Planejamento tributário


Além de pensar em como usar os recursos financeiros de forma geral, é importante ter em mente como você pretende planejar o pagamento de tributos. Dessa forma, você conseguirá evitar que seu negócio crie novos débitos tributários no futuro.


3. Evitar erros


Por fim, mas não menos importante, é sempre bom lembrar como a gestão tributária é um processo burocrático e complexo. Sendo assim, contar com ajuda profissional ao longo do caminho faz toda a diferença para evitar preenchimentos incorretos e garantir que você não criará dívidas por descuido.


Quer ajuda para organizar suas finanças? Então entre em contato com a Economy agora mesmo e veja como podemos te auxiliar.


📍 Av. Antônio Carlos Comitre, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938 Whatsapp: http://bit.ly/contabilidade-economy