Expansão: A minha empresa está pronta?


Qual o momento certo de expandir?
Qual o melhor modelo para a expansão da minha empresa?

Se você já consolidou seu próprio negócio, então a possibilidade de expandi-lo deve ter passado pela sua mente em algum momento. Porém, mais do que uma empresa consolidada, você precisa estar no momento certo para fazer a expansão da sua empresa com sucesso, além de ter um bom direcionamento.


Para te auxiliar, vamos falar sobre os principais critérios para saber se sua empresa está pronta para expandir e mostrar as opções de modelo. Acompanhe.

O que avaliar para decidir se é hora de expandir?

Muitos empreendedores não sabem avaliar se o negócio possui ou não a estrutura necessária para dar suporte à sua expansão. Alguns dos principais indicadores que você deve observar são:


• Lealdade do público: para expandir, é necessário ter um público cativo e confiável;

• Demanda: a demanda pelo seu produto é que deve guiar a expansão da produção;

• Crescimento do setor: se o seu setor como um todo está em crescimento, pode ser um bom momento para reinvestir em seu negócio;

• Preparo da equipe: também é necessário uma equipe capacitada para lidar com as novas demandas;

• Saúde financeira: sua empresa deve ter capital guardado e finanças equilibradas antes de pensar em expandir.

Qual modelo de negócio seguir durante uma expansão?

Existem diferentes formas de expandir um negócio, dependendo do modelo que você busca. Veja aqui alguns dos principais exemplos:


1. Abrir nova unidade


Você investe em uma nova localidade ou ponto de venda. Isso incorre em mais custos administrativos, mas também leva a um aumento na rentabilidade da marca como um todo.


2. Montar uma franquia


Alternativamente, você pode deixar que investidores abram uma unidade da empresa. Dessa forma, você foca no branding e em prestar assistência aos franqueados.


3. Fusão ou aquisição de outra empresa


Se há outro negócio a venda ou em posição de criar uma parceria, você pode comprá-la ou fazer uma fusão entre as duas empresas, ampliando a produtividade de ambas.


4. Licenciar produtos


Se há outros negócios que estão interessados em vender seus produtos, você pode lincenciá-los, recebendo royalties dos novos produtores sem ter que investir você mesmo.


5. Presença online


Se o seu negócio lida principalmente com o público presencial, uma boa alternativa é investir em sua presença online, através de um e-commerce ou outros canais de venda.


6. Diversificar produtos


Você pode investir em produtos de valor complementar ao seu produto principal, mas que ainda sejam de interesse do seu público-alvo principal. Isso ajuda a aumentar o valor de cada venda individual.


7. Novo mercado consumidor


Se o seu mercado atual está saturado, você pode buscar um público diferente para focar. Seja de diferente faixa etária, localização, gênero, etc.


Para cada modelo e condição, é importante saber calcular os investimentos e comparar suas chances de sucesso. A Economy pode te auxiliar com a organização e análise de dados, gestão fiscal e tributária necessárias para dar o próximo passo na expansão da sua empresa.


Se quiser saber mais, entre em contato com a Economy e conheça mais sobre nossos serviços.


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