top of page

Investimento no Mercado Financeiro: como uma contabilidade organizada e eficiente auxilia na decisão


Quando uma empresa consegue um faturamento estável e obtém lucratividade é comum que queira usá-lo de forma inteligente. Um bom exemplo disso é o crescimento no número de investidores procurando por opções mais rentáveis no mercado financeiro.


Porém, para poder alcançar esses objetivos, é necessário pensar em contabilidade e investimentos na mesma medida. Afinal, ambos costumam andar lado a lado. Sem a ajuda de um profissional de contabilidade capacitado e experiente, você terá bem mais dificuldades para conseguir investimentos mais rentáveis, além de evitar riscos.


Considerando essas dificuldades, listamos aqui alguns pontos nos quais um profissional de contabilidade poderá ajudar seus investimentos. Acompanhe.

Equilibrar as despesas

O primeiro passo para poder fazer qualquer investimento é criar um orçamento estável e consistente. Isso inclui eliminar dívidas, equilibrar despesas e faturamento, realizar o planejamento tributário, entre outras ações. Uma empresa que não tenha suas finanças e obrigações contábeis bem alinhadas, dificilmente conseguirá cumprir seus objetivos.


Naturalmente, o contador pode auxiliar nesse ponto ao avaliar a estrutura contábil e financeira da empresa e emitir informações consistentes para a escolha do melhor investimento.

Acúmulo de capital para investimentos

O passo seguinte para conseguir fazer bons investimentos é ter um valor mínimo acumulado para aplicar. Felizmente, existem opções para todas as faixas, mas alguns dos caminhos mais rentáveis vão exigir mais recursos e um comprometimento de prazo mais longo.


Por exemplo, alguns fundos de investimento mais rentáveis podem exigir o aporte com um valor mínino para o início da atividade. Tendo a estrutura contábil e financeira organizada da empresa é possível realizar o planejamento dos investimentos de acordo com o capital que a empresa já possui ou ainda vai possuir.

Identificação de oportunidades

Em muitos casos, a maior dificuldade para quem deseja investir é justamente encontrar as melhores oportunidades. Muitos acabam indo em direção à primeira opções que aprece, a qual não é necessariamente a mais rentável ou não oferece a segurança necessária para alcançar seus objetivos.


Uma tarefa que o contador pode cumprir é avaliar as opções de investimento oferecidas e definir quais apresentam melhor retorno sob investimento no presente e estão adequadas ao perfil do negócio. Graças a seus conhecimentos na área, eles poderão ir diretamente às opções com melhor índice de sucesso.

Avaliar e mitigar riscos

Falando em índice de sucesso, é bom lembrar que praticamente todo investimento envolve algum grau de risco. Se ele for elevado demais, então é ideal que retorno oferecido compense sua potencial perda.


Mais uma vez, o contador pode ajudar a calcular a relação entre risco e retorno, o que te ajudará a identificar as oportunidades mais promissoras. Além disso, ele também pode oferecer alternativas e combinações de investimentos que compensem potenciais riscos, te ajudando a buscar investimentos com maior rentabilidade.

Garantir o cumprimento das normas éticas

Por fim, mas não menos importante, contratar um profissional sem capacitação te expõe a uma série de riscos, tanto de perda quanto de falta de ética em seus investimentos.


Quer encontrar ajuda de contadores profissionais, licenciados, especializados e experientes agora mesmo? Então entre em contato com a Economy e conheça mais sobre nossos serviços.

📍 Av. Antonio Carlos Comitre, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938 Whatsapp: http://bit.ly/contabilidade-economy

 

bottom of page