O que acontece se eu não declarar o imposto de renda?
- Echosis Sorocaba
- 14 de mar. de 2022
- 2 min de leitura

A declaração de Imposto de Renda é uma das principais tarefas que o cidadão brasileiro precisa realizar anualmente, algumas pessoas possuem a não obrigatoriedade de entrega..
Apesar disso, muitas pessoas físicas deixam essa tarefa de lado na maior parte do tempo, só lembrando de enviar a declaração nos últimos dias ou esquecendo completamente dela. Mesmo para quem só comete esse erro uma vez, as consequências podem ser graves.
Para te ajudar a entender melhor, vamos falar um pouco mais sobre o que acontece com quem não declara o imposto de renda. Acompanhe.
Quais são as principais consequências de não declarar o imposto de renda?
Para o cidadão brasileiro que está obrigado a declarar o Imposto de Renda e acaba não declarando, pode sofrer consequências como:
Cobrança de multas
A mais óbvia e principal preocupação é a cobrança de multas. O valor final dependerá do tempo de atraso, da quantia devida para a receita federal, dos impostos que não foram declarados, entre outros pontos. No ano de 2022 (refente ano 2021) o valor mínimo pelo atraso inicia-se em R$ 165,74. A apresentação desses dados é necessária para que o poder público possa conferir suas atividades e garantir que não há nenhuma ação irregular.
Investigação
Além das penalidades financeiras, o contribuinte corre o risco de cair na malha fiscal (popularmente conhecida como “malha fina”). Consequentemente, terá seu CPF bloqueado temporariamente até que sua pendência seja sanada, isso pode prejudicar o cidadão em aspectos financeiros, como abertura de conta bancária, financiamento de imóveis, entre outros.
Acusação de crime
Comprovada a má conduta com relação às responsabilidades fiscais, o indivíduo poderá ser enquadrado no crime de sonegação, com consequências ainda mais severas que podem levar inclusive à reclusão.
Por que é importante declarar o imposto de renda com antecedência?
Outro erro comum é deixar a declaração de IR para o último minuto. No entanto, uma boa organização para cumprir com esse compromisso pode render ótimos frutos. Alguns dos principais motivos para fazer a sua declaração com antecedência são:
Restituição adiantada
Quanto mais breve for a entrega da declaração, maior a possibilidade de que a restituição prevista seja feita com antecedência.
Facilitar seu planejamento financeiro
O pagamento de IR deve sempre constar em seu planejamento financeiro anual. Sem isso, você corre o risco de desequilibrar suas finanças, comprometendo recursos e ainda precisando que buscar crédito no mercado com juros mais altos para que suas receitas e despesas fiquem ajustadas.
Comprovante de Rendimento
A declaração de Imposto de Renda bem declarada oferece ao cidadão brasileiro maiores oportunidades com os bancos, financiadores, sócios e empresas. Pois a declaração serve como um comprovante de rendimento autenticado pela Receita Federal do Brasil.
Se você precisa de ajudar para fazer a sua declaração do imposto de renda corretamente, entre em contato com a Economy e veja como podemos te auxiliar.
📍 Av. Antônio Carlos Comitre, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938
WhatsApp: http://bit.ly/contabilidade-economy
Commentaires