O que fazer para evitar problemas fiscais?


Se você está passando por algumas dificuldades nesse área, não consegue medir seu lucro com precisão, não possui um balanço esclarecido da sua empresa para tomar decisões estratégicas ou até comete erros na emissão de nota fiscal, então é hora de corrigir estes problemas o quanto antes.


Em qualquer negócio, cumprir suas obrigações fiscais é indispensável para ter bons resultados. Porém, essa é uma tarefa bem difícil de administrar, ainda mais para as micro e pequenas empresas. A consequência disso é a ocorrência de vários problemas fiscais e redução da lucratividade.


Para te ajudar com isso, vamos explicar um pouco mais sobre as principais causas de problemas fiscais em pequenas empresas e como você pode evitá-los. Acompanhe.

Por que problemas fiscais são comuns em pequenas empresas?

1. A legislação é muito complexa


Mesmo que elas tenham sido simplificadas nos últimos anos, as leis tributárias e fiscais brasileiras ainda são as mais complicadas do mundo inteiro. É bem difícil para uma pessoa sem formação adequada dar conta de todas essas exigências sem cometer alguns erros.


2. Dados menos organizados


Um problema comum em pequenas empresas é a falta de investimento em organização da informação. Isso faz com que os dados necessários para gerir suas obrigações fiscais fiquem espalhados, escondendo dados vitais para evitar erros.


3. Pagamentos atrasados


Além de ter o dinheiro separado todo mês para o cumprimento de suas obrigações fiscais, é necessário também pagar esses valores em dia. Atrasos no pagamento de tributos, quais quer que sejam, podem ocasionar multas pesadas, além de outros problemas com o fisco.


4. Regime tributário inadequado


Muitas vezes, uma pequena empresa passa a ter problemas fiscais por não estar incluída no regime tributário certo. Isso pode implicar em procedimentos mais complicados ou em taxas tributárias maiores do que o necessário.

3 Dicas para evitar problemas fiscais

Independentemente do quão grandes sejam os seus problemas fiscais hoje, ainda é possível evitá-los com um pouco de planejamento e preparo. Veja aqui algumas dicas que vão te ajudar:


1. Faça um planejamento tributário


O planejamento tributário é uma ferramenta básica para qualquer empresa, ajuda a evitar a maioria dos problemas fiscais, é usado para definir qual será a estratégia fiscal da empresa, e se bem aplicado, contribui para o aumento dos resultados do negócio.


Então o primeiro passo para evitar qualquer problema é fazer um bom planejamento e escolher o regime de tributação mais adequado ao negócio. No caso das suas obrigações fiscais, isso inclui planejar o pagamento de todos os tributos necessários e incluí-los em seu orçamento mensal. Dessa forma, você não terá os mesmos problemas relacionados às finanças.


2. Invista em ferramentas de gestão fiscal


Independentemente do quão organizado você seja no dia a dia, não há como uma pessoa sozinha dar conta de gerir toda a informação envolvida em suas obrigações fiscais. Sendo assim, para evitar problemas, o ideal é utilizar a tecnologia a seu favor, principalmente através de um software de gestão adequado.


3. Consulte um especialista na área


Por fim, mas não menos importante, se você garantir o melhor resultado possível a longo prazo e evitar problemas fiscais, então a melhor saída é buscar um especialista. Com a ajuda de um contador profissional, você poderá manter todos os aspectos das suas obrigações tributárias em ordem com muito mais facilidade.


Na Economy você encontra atendimento personalizado, utilização de ferramentas tecnológicas e pessoal altamente qualificado trabalhando na previsão de possíveis problemas da sua empresa, atuando com planejamento, cronograma e organização das atividades para cumprir todos os prazos e acordos.


Agora você já sabe como evitar problemas fiscais em seu negócio. E se quiser continuar e recebendo nossas dicas, assine nossa newsletter e acompanhe tudo em primeira mão.


Quer ajuda para organizar seus dados fiscais? Então entre em contato com a Economy agora mesmo e veja como podemos te auxiliar.


📍 Av. Antonio Carlos Comitre, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938 Whatsapp: http://bit.ly/contabilidade-economy