O sonho de todo empresário é vender sempre mais. Mas isso significa que o negócio é um sucesso?


Como medir o sucesso de uma empresa?

Para muitos empresários, o número de vendas é o único indicador realmente relevante. Porém, se você prestar atenção, mesmo com um grande volume de negócios fechados, ainda é possível que a empresa apresente um desempenho baixo, sem orçamento para cumprir suas obrigações fiscais nem manter suas atividades. Para evitar isso, você precisa saber como medir o sucesso da sua empresa.


Mesmo que as vendas sejam um parâmetro importante, essa não é uma garantia. Se os produtos e serviços não estiverem bem precificados, por exemplo, as vendas não serão convertidas em lucro.


Para te ajudar a evitar esse cenário, vamos falar um pouco mais sobre como medir o sucesso de uma empresa. Acompanhe.

4 critérios para medir o sucesso de uma empresa

Além do número de vendas, há outros critérios igualmente importantes para determinar que sua empresa está obtendo sucesso ou se é necessário mudar alguma coisa. Veja aqui alguns dos principais exemplos:


1. Saúde financeira


Um bom ponto de partida para analisar o desempenho da empresa é ver se ela tem saúde financeira. Isso inclui não apenas sua lucratividade prevista, mas também o pagamento de todas as suas despesas, funcionários e capacidade de lidar com possíveis emergências e ainda continuar com um saldo positivo. Se você não tem um entendimento claro sobre suas finanças, será mais difícil fazer qualquer planejamento.


2. Cumprimento de obrigações fiscais


O planejamento fiscal de uma empresa é fundamental para sua manutenção e expansão ao longo do tempo. Não prestar contas corretamente sobre suas atividades pode levar a muitas complicações, gastos extras e até incorrer em ações judiciais. Para que uma empresa alcance um grau razoável de sucesso, é indispensável que ela consiga cumprir suas obrigações fiscais corretamente.


3. Satisfação do público


Outro bom termômetro para medir o sucesso de uma empresa é opinião do público. Se as suas vendas e precificação já te permitem manter uma boa rentabilidade e saúde financeira, então é uma boa ideia acompanhar a satisfação dos clientes com o serviço, o preço, o atendimento, entre outros aspectos do seu negócio. Um feedback mais positivo indica que você tem um público cativo mais forte, o que dá mais segurança à sua estrutura.


4. Retorno sobre o investimento


O Return Over Investiment, ou ROI, é um dos indicadores mais usados para medir o desempenho de empresas atualmente. Como o nome indica, ele calcula o quanto você obteve de rentabilidade em relação ao seu investimento inicial, mostrando o quão eficiente foi sua aplicação e distribuição de recursos. E ele pode ser calculado com base no seu negócio como um todo ou focado em um projeto específico.


Conte com a Economy para melhorar seus negócios


Fazer a melhor gestão financeira, fiscal e tributária de uma empresa são tarefas bem difíceis, mas indispensáveis para promover o seu sucesso. Com a assistência da Economy, você terá toda a ajuda que precisa para gerenciar estes aspectos da sua empresa com o mínimo de erros.


Se quiser saber mais, entre em contato com a Economy e conheça nossos serviços.


📍 Av. Antonio Carlos Comitre, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938 Whatsapp: http://bit.ly/contabilidade-economy


16 visualizações