top of page

Por que a Contabilidade para Pequenas Empresas é importante?


Há muitas coisas que afetam o desempenho de um pequeno negócio, desde a viabilidade do seu produto até algumas atitudes tomadas no dia a dia pelos gestores. Aprender a lidar com cada uma dessas questões é fundamental para assegurar a longevidade e o crescimento de toda a organização. A contabilidade para pequenas empresas, por exemplo, é um componente cada vez mais importante nessa trajetória.

De forma bem simples, o serviço de contabilidade é contratado para facilitar a administração de uma empresa. Por lei, todo negócio precisa de um contador nomeado, seja terceirizado ou próprio, para poder ser oficializada. Porém, esse serviço também apresenta diversos outros benefícios para sua empresa no médio e longo prazo.

Para te ajudar a entender melhor a importância da contabilidade para pequenas empresas, vamos explicar quais são seus principais benefícios.

1 - Atender à legislação

Como já mencionamos acima, ter um contador oficial na sua empresa é uma obrigação estabelecida na lei. Sem isso, não é possível obter um registro oficial do seu negócio, o que também te impede de emitir nota fiscal e cumprir outras obrigações fiscais.

Além disso, há muitas outras obrigações que você precisa cumprir depois de registrar a empresa. Ter um profissional especializado na área é a melhor maneira de evitar problemas com a burocracia e manter o ritmo do seu negócio.

2 - Planejamento tributário

O sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos e confusos em todo o mundo, o que pode deixar muitas pequenas empresas sem rumo na hora de lidar com suas obrigações. Isso quase sempre resulta em atrasos frequentes e várias multas sendo cobradas.

Com o auxílio de um escritório de contabilidade, isso não costuma ser um problema tão grande. Eles te auxiliam na definição de uma agenda de tributos para o ano, o que evita essas perdas repentinas e te ajuda a aproveitar melhor seu dinheiro.

3 - Melhor gestão de orçamento

Falando nisso, a contabilidade para pequenas empresas é uma grande aliada no planejamento de orçamento para seu negócio. Além de trazer profissionais que compreendem melhor os detalhes do planejamento de tributos, alguns escritórios possuem conhecimento sobre gestão financeira, auxiliando inclusive a elevar a lucratividade através da redução de custos.

Mesmo que o auxílio não seja direto, a maior previsibilidade das obrigações fiscais te ajuda a planejar seu orçamento de acordo, o que já evita uma série de perdas e desperdícios ao longo do caminho.

4 - Acesso mais fácil a auditorias contábeis

O processo de auditoria, de forma geral, consiste em verificar todos os detalhes de alguma parte da empresa e identificar se algo está errado. Na área de contabilidade, isso envolve reavaliar todos os detalhes relacionados ao faturamento, pagamento de tributos e afins para encontrar inconsistências que afetariam seu planejamento.

A qualidade da auditoria é fundamental para a longevidade da empresa, pois ela limpa erros que se acumulam ao longo do tempo. Volta e meia, esses problemas se acumulam e precisam ser retificados.


Agora que você sabe qual é a importância da contabilidade para pequenas empresas, é hora de usar essas informações para otimizar a gestão do seu negócio.


E se quiser encontrar sua ajuda contábil agora mesmo, entre em contato com a Economy e conheça nossos serviços.

📍 Av. Antonio Carlos Comitre, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938

 
17 visualizações
bottom of page