Abrir uma empresa é um grande desafio, especialmente para quem não tem muita experiência com gestão de negócios. Felizmente, já existem várias estruturas e ações que podem facilitar essa tarefa. Por exemplo, contar com a ajuda de um escritório de contabilidade pode te ajudar bastante.
Para te ajudar a esclarecer isso, vamos mostrar quais são os passos que você precisa dar para montar sua empresa e como o escritório de contabilidade contribui com suas conquistas.
O que fazer para abrir uma empresa?
Para ter uma empresa oficial, você precisa fazer o registro do seu negócio. E, para isso, você deve seguir os seguintes passos. Confira:
1 - Buscar um contador
Para poder abrir sua empresa, por lei, você precisa apontar alguém como seu contador. Isso é uma garantia de que você pode manter suas obrigações fiscais em dia e acompanhar suas finanças com mais facilidade. Além de ser uma boa atitude, de forma geral.
2 - Contrato social
O Contrato Social é realizado para algumas naturezas jurídicas, casos como das Limitadas e EIRELIs. Para estes casos, por exemplo, o documento que define a porcentagem da empresa que cada sócio possui, suas atividades, seu funcionamento entre outras informações. Também é um bom momento para ver se o seu negócio se encaixa no Simples Nacional, que é o regime tributário com melhores condições.
3 - Registro na junta comercial
É o primeiro registro real, que faz sua empresa existir oficialmente, e deve ser feito antes da obtenção do CNPJ. Não é a autorização para sua empresa começar a exercer sua atividade, mas é um documento necessário para os demais passos.
4 - Alvará de localização e funcionamento
Esse alvará é o que te permite começar a trabalhar de verdade. Para obtê-lo, você deve ir na prefeitura da cidade e comprovar que atende a todos os requisitos para exercer sua atividade. Esses requisitos variam de cidade para cidade, então você deve conferir tudo antes de ir.
5 - Inscrição estadual
Para empresas que prestam serviços de comunicação, energia, comércio, indústria e transporte intermunicipal, é necessário ter também esse documento. A Inscrição Estadual é o registro empresarial no estado, que possibilita a emissão de notas fiscais e os pagamentos do imposto ICMS. Alguns estados permitem que você o obtenha através da internet.
6 - Licenças de órgãos reguladores
Por fim, você precisa de documentos específicos para sua atividade, caso ela apresente alguma particularidade. Por exemplo, a licença sanitária é necessária para negócios que atuam com alimentação, cosméticos ou medicamentos.
Dica importante: atualmente existe um sistema integrado entre todos os órgãos que possibilita a abertura com agilidade, chamado de REDESIM.
Onde o escritório de contabilidade ajuda?
Veja aqui em quais momentos o escritório de contabilidade ajuda na abertura da sua empresa:
1 - Otimizar gestão financeira
Contadores sempre contribuem com a melhor organização das finanças, evitando que você perca muito tempo calculando despesas e orçamentos. Ótimo para administrar tributos e afins.
2 - Orientação fiscal
Atender a todas as exigências fiscais de um negócio é sempre um trabalho bem difícil, especialmente no Brasil. Para poder acompanhar todas essas demandas de documentos e declarações, o escritório de contabilidade será seu melhor aliado.
3 - Facilitar a burocracia
A burocracia é uma das maiores inimigas de novos empreendimentos. Ter alguém que te oriente e ajude a otimizar seu negócio, especialmente nos primeiros meses.
Quer encontrar um escritório de contabilidade para te ajudar a abrir sua empresa agora mesmo? Então entre em contato com a Economy e veja como podemos te auxiliar.
📍 Av. Antonio Carlos Comitre, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938
Whatsapp: http://bit.ly/contabilidade-economy
Comments