top of page

Quais são as obrigações contábeis no fim do ano? Já está com o planejamento contábil da sua empresa?


Todos os anos, as empresas têm que arcar com uma série de responsabilidades contábeis e fiscais. O principal objetivo dessas obrigações é confirmar se a empresa pagou corretamente todos os seus tributos e também está caminhando dentro da lei. Porém, você já se preparou para cumprir essas obrigações contábeis?


Essa é uma tarefa muito importante e que exige bastante preparo para ser cumprida corretamente. E conhecer quais são as suas obrigações contábeis no fim do ano é o primeiro passo.


Para te ajudar com isso, listamos aqui quais são essas principais obrigações e como elas devem ser cumpridas. Acompanhe.


Demonstrativo financeiro do exercício

Os seus demonstrativos financeiros anuais são as obrigações fiscais mais importantes, tanto para a organização da empresa quanto para prestação de contas. Eles contêm informações indispensáveis para comprovar o estado financeiro da sua empresa e para definir como será o seu planejamento.


A principal dificuldade é que existem vários tipos de demonstrativos financeiros de exercício. Entre os mais conhecidos e utilizados são:


Balanço Patrimonial: é uma demonstração que ajuda a empresa a ter visão completa da sua situação financeira, imprescindível para a gestão do negócio, normalmente dividido entre as partes “ativo” e “passivo”, exibe todos os bens e direitos que a empresa tem e as obrigações e dívidas, respectivamente;


DRE (Demonstração do Resultado do Exercício): apresenta de forma resumida as operações realizadas pela empresa, evidenciando a formação do resultado líquido, respeitando o regime de competência, ou seja, conforme a ocorrência do fato gerador do registro contábil, independentemente do efetivo recebimento da receita ou do pagamento da despesa. Com este demonstrativo é possível analisar criticamente os resultados e determinar a eficiência das ações adotadas pela empresa, que é a base para uma boa gestão financeira futura. O mais comum é que essa demonstração seja feita para cada trimestre e para o total acumulado dos trimestres anteriores do ano. Sendo assim, é feito um DRE para três, seis, nove e doze meses.


Fluxo de Caixa: com esta ferramenta é possível saber se seu negócio está financeiramente saudável, neste demonstrativo você apura e projeta o saldo disponível para que sempre tenha capital de giro acessível para o custeio da operação do negócio (folha de pagamento, impostos, fornecedores, entre outros) ou para investimentos em melhorias (reformas, novos equipamentos, por exemplo).


A análise desses demonstrativos é uma das tarefas necessárias para fazer o seu planejamento estratégico para o ano seguinte.


Pagamento do décimo terceiro

O décimo terceiro salário é um direito de todo trabalhador. Porém, à medida que um negócio cresce e aumenta o número de pessoas em sua folha de pagamento, o cálculo do décimo terceiro também se torna mais complexo. Sendo assim, o mais recomendado é começar a fazer esse cálculo com antecedência.


Essa é uma tarefa normalmente associada ao Departamento Pessoal, mas também faz parte das obrigações do setor contábil. Assim como outras obrigações trabalhistas, esse pagamento também deve constar entre os demonstrativos de fim de ano. Portanto, é mais seguro e eficaz ter um contador acompanhando todo o processo.


Planejamento de despesas de fim de ano

O ideal é que todas as obrigações contábeis de fim do ano sejam consideradas com bastante antecedência. Isso inclui o décimo terceiro, compra de cestas básicas, despesas com festas, contratação de profissionais temporários, entre outras coisas do tipo. Isso tudo em adição ao preparo financeiro necessário para o ano seguinte.


Considerando a complexidade desse trabalho, o melhor a fazer é buscar ajuda profissional. Com um escritório de contabilidade à sua disposição, você terá todo o auxílio que precisa para cumprir suas obrigações contábeis no fim do ano.


Quer encontrar o melhor escritório contábil para seu negócio? Então entre em contato com a Economy e conheça mais sobre nossos serviços.


📍 Av. Antônio Carlos Comitrê, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938

WhatsApp: http://bit.ly/contabilidade-economy



bottom of page