top of page

Saiba quais Cuidados ter ao Abrir um Pequeno Negócio


Começar a sua própria empresa é um passo e tanto em sua vida profissional. Seja como forma de avançar em sua área ou apenas como nova opção de sustento. Porém, como você já deve imaginar, você tem que se preparar adequadamente se quiser ter sucesso. Há muitos cuidados que precisam ser tomados ao abrir um pequeno negócio para garantir seu retorno.


Há muitos novos empreendedores surgindo hoje em dia, principalmente graças a mais incentivos e maior acesso a informação. Porém, a maioria dos negócios ainda fecha em seu primeiro ano de vida. A diferença entre um empreendimento que fica nessa marca e um que continua ativo está principalmente em seu preparo. Para te ajudar com isso, separamos aqui alguns cuidados que você deve tomar ao abrir seu pequeno negócio. Confira:

Estude antes de começar

Administrar uma empresa, por menor que ela seja, exige muito mais conhecimento do que a maioria imagina. É necessário pensar em impostos, no seu planejamento de orçamento, nas suas contribuições tributárias, que tipo de público você pretende alcançar, como funciona uma cadeia de fornecimento, entre outras coisas do tipo. Quanto mais você estudar antes, menos dificuldade terá posteriormente com a sua gestão.

Conheça o mercado

Além de entender como uma empresa deve funcionar no vácuo, também é importante saber como ela se encaixa no mercado como um todo. Isso inclui conhecer mais sobre o setor onde você pretende atuar, os tipos de clientes que você pode encontrar e quais são as expectativas para o futuro. Dependendo dessas informações, pode ser melhor adiar um pouco seus planos de abrir a empresa, até que haja um ambiente melhor.

Tenha um plano de negócio

Outro erro bem comum que muitos novos empreendedores cometem é simplesmente abrir o negócio sem uma ideia concreta do quanto precisam investir e nem de como vão conseguir recuperar esse investimento. Na grande maioria dos casos, isso leva a empresa a fechar bem rápido. Quando você começa seu negócio, precisa também de um planejamento adequado para fazê-lo funcionar. Caso contrário, será mais difícil tomar decisões empresariais positivas para sua rentabilidade.

Considere as opções de regime tributário

Uma das primeiras decisões que você terá que tomar ao abrir um pequeno negócio é o regime tributário no qual ele será incluído. Existem três tipos: o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real.


Cada um deles possui seus prós e contras, podendo incorrer em diferenças na cobranças de impostos. É importante comparar essas três opções antes de se comprometer com uma delas.

Cuidado redobrado com a gestão financeira

Por fim, mas não menos importante, você deve aprender como lidar melhor com o dinheiro do seu negócio. Primeiro, deve haver uma separação completa entre o seu orçamento doméstico e o orçamento da empresa. Além disso, você não pode se dar o luxo de usar estimativas em seu planejamento. É necessário tomar nota de todas suas entradas e saídas com precisão, incluindo valores, datas e o destino/origem de cada transferência.


E se você quiser mais ajuda para dar conta das obrigações ficais no seu pequeno negócio, entre em contato com a Economy e veja como podemos te auxiliar.



📍 Av. Antônio Carlos Comitre, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938

WhatsApp: http://bit.ly/contabilidade-economy




bottom of page