top of page

Sou Profissional Liberal, como o Contador pode me auxiliar com as Obrigações Fiscais e Tributárias?


A melhor gestão fiscal e tributária de qualquer negócio é vital para sua manutenção e seu crescimento. Isso vale para todos, desde as grandes empresas multinacionais até o profissional liberal individual. Mesmo quem atua por conta própria ainda tem uma série de contas a prestar com o governo, além do pagamento correto de tributos. E qualquer erro nesse ponto pode levar a dificuldades bem maiores na sua gestão.


Infelizmente, lidar com todas as suas obrigações fiscais e tributárias sozinho pode ser uma tarefa quase impossível, dependendo do setor onde você atua. Mesmo que os processos sejam simplificados para profissionais liberais individuais, ainda há muitos detalhes que precisam ser levados em consideração.


Nesse contexto, o mais recomendado é buscar ajuda profissional com um escritório de contabilidade. Alguns dos principais auxílios que ele pode prestar são:

1. Facilita a gestão financeira

Incluir seus tributos no planejamento financeiro é um dos passos mais difíceis, visto que os números podem mudar bastante e os detalhes tendem a ser bem confusos. Ainda mais para quem não está acostumado a lidar com essas normas. Nesse ponto, ter um profissional lidando com essa parte das suas finanças pode ser muito útil, evitando que você cometa erros ao longo do caminho.

2. Avaliação tributária com foco em redução de custos

O governo reduz a burocracia para o pagamento dos tributos para os profissionais liberais em comparação a negócios de médio ou grande porte, ainda sim é necessário o recolhimento correto de impostos como o INSS, PIS, ISS e Imposto de Renda.

O imposto de renda para pessoa física é um dos impostos mais caros do país, mas com a ajuda de um contador que realiza uma avaliação financeira e tributária minusiosa, é possível verificar se é mais vantajoso abrir uma empresa ou permanecer como profissional liberal para redução dos custos.

3. Delegar tarefas

Como profissional liberal, você provavelmente já possui muitas outras responsabilidades, desde a execução do serviço até divulgação e firmação de parcerias. Sendo assim, reduzir sua carga de trabalho de qualquer forma possível é sempre útil para minimizar o cansaço e melhorar sua qualidade de vida. Por isso que a terceirização de certas tarefas, como é o caso da gestão do pagamento de tributos e atividades fiscais, tendem a otimizar seu tempo e recursos, além de reduzir erros.

4. Informações precisas para negociações

Em uma negociação de serviços ou produtos com clientes ou fornecedores sempre há muitos detalhes a serem esclarecidos, especialmente no que diz respeito às obrigações tributárias e fiscais envolvidas. Nesse ponto, mais uma vez, o escritório contábil pode ajudar fornecendo dados precisos sobre a sua capacidade financeira de atender um cliente e executar compras de um fornecedor e até medir a rentabilidade ou retorno financeiro real do negócio.

5. Registros organizados

Por fim, mas não menos importante, a maioria das suas obrigações fiscais envolvem registros claros de todos os seus tributos e finanças. Manter um arquivo bem organizado é fundamental para minimizar erros e inconsistências em seus lançamentos. E um escritório de contabilidade pode te ajudar com isso ao fornecer registros claros de suas atividades e dos números levantados.


Agora que você tem essas informações, já entende melhor a importância do escritório de contabilidade para o profissional liberal. E se quiser mais das nossas dicas sobre gestão fiscal e contábil, assine nossa newsletter e acompanhe tudo em primeira mão.



📍 Av. Antonio Carlos Comitre, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938 Whatsapp: http://bit.ly/contabilidade-economy

 

bottom of page