top of page

Superar a crise com um Fluxo de Caixa bem estruturado


Devido ao isolamento social provocado pela pandemia, muitas empresas começaram a ter dificuldades para manter o próprio equilíbrio financeiro, já que há menos clientes e menos dinheiro circulando. Isso tudo pode afetar negativamente suas finanças, sendo necessário criar um fluxo de caixa bem estruturado para conter esse impacto e manter o desempenho do seu negócio.


Se você é empreendedor e está com dificuldades para deixar a sua empresa no positivo, pode ser que a causa esteja na falta de estruturação em seu fluxo de caixa. Para realinhar seu negócio, será necessário tomar uma série de atitudes, muitas das quais demandam algum conhecimento específico na área.


Para te ajudar a entender melhor o assunto e superar esta crise, vamos explicar melhor o que é o fluxo de caixa e como um contador de confiança pode te ajudar a estruturá-lo melhor. Acompanhe.


O que é o fluxo de caixa?


De forma simples, o fluxo de caixa é a relação de todo o dinheiro que passa pela empresa, desde suas compras e despesas até as vendas de produtos e serviços. Naturalmente, um fluxo positivo indica que você teve um faturamento maior que suas despesas, enquanto um negativo indica o contrário.


Como um contador de confiança ajuda a estruturar melhor seu fluxo de caixa?


1. Definir seu capital de giro

O capital de giro de uma empresa é o montante mínimo necessário que ela precisa para equilibrar suas finanças, ou seja, para ficar no zero a zero. Conhecer este valor é fundamental para o seu planejamento financeiro e para otimizar os custos internos do seu negócio ao longo do tempo.


2. Separar dinheiro para compra de material e mercadoria

Todo mês, é importante que você priorize em seu orçamento o dinheiro destinado aos fornecedores. Mesmo que você tenha alguma queda repentina de rentabilidade, ainda é necessário ter recursos disponíveis para manter sua empresa funcionando. Deixar um estoque sempre bem suprido é uma de suas prioridades, mesmo durante a crise.


3. Esclarecer bem seus custos fixos

Uma análise do seu fluxo de caixa pode te ajudar a entender melhor quais são os principais custos envolvidos e quais deles são fixos. Ou seja, quais despesas você pode esperar que venham de forma consistente. Ter esse valor em mente te dá uma base do que você precisa obter para manter sua empresa.


4. Criar estratégias para otimizar seu fluxo de caixa

Um fluxo de caixa otimizado é aquele que apresenta a maior rentabilidade possível em relação às despesas comuns. Dessa forma, você maximiza seu retorno financeiro e também encontra mais oportunidades de crescimento.


5. Ter planos de emergência para superar a crise

Por fim, mas não menos importante, com uma boa gestão financeira, você pode elaborar planos para lidar melhor com os momentos de crise, reduzindo seu impacto negativo. A ideia é que, com uma gestão adequada, você pode manter a saúde financeira do negócio e conseguir aproveitar o reaquecimento do mercado.


Agora que você tem essas dicas, pode otimizar seu fluxo de caixa com a ajuda de um contador de confiança. E se quiser encontrar o seu, entre em contato com a Economy e veja como podemos te auxiliar.

📍 Av. Antonio Carlos Comitre, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938 Whatsapp: http://bit.ly/contabilidade-economy

 
18 visualizações
bottom of page