Você já fez o planejamento tributário da sua empresa?


O pagamento de tributos é uma parte muito importante de qualquer negócio, especialmente aqueles de maior porte. Porém, muitos acabam deixando para pensar nessa tarefa apenas próximo da data de vencimento, o que pode causar vários problemas. É sempre mais eficaz fazer o planejamento tributário com alguma antecedência.


Para aqueles que não sabem, o planejamento tributário é um conjunto de práticas usadas para antecipar a informação dos valores a pagar ao longo do ano, incluindo esses valores em outros cálculos de orçamento. E há bons motivos para promover essa prática em seu negócio. Veja aqui alguns dos benefícios que ela traz:


Redução de custos

Com um planejamento adequado, você pode prever melhor quais serão os custos de impostos e encontrar formas de reduzi-los. O exemplo mais claro disso é a diminuição das multas e atrasos, que são o que mais faz os impostos extrapolarem o orçamento. Com um pouco de planejamento, você verá seu impacto diminuir pouco a pouco.


Evitar autuações

Sempre que você perde o prazo de alguma declaração (obrigação acessória) imposto pelo fisco, como por exemplo a de IRPJ, SPEDs, entre outras, a legislação prevê multas e juros com valores exorbitantes, o que “quebra” completamente o orçamento de qualquer empresa de médio porte ou menor. O planejamento tributário é uma forma de evitar esse tipo de problema.


Melhor escolha do regime tributário

Outro passo importante para muitas empresas é definir em qual regime tributário ela será incluída. As opções são o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. Dependendo do porte, faturamento e atividade do seu negócio, cada um apresentará melhores condições de cobrança e pagamento. Como parte do seu planejamento, você pode também definir qual é sua melhor opção.


Adaptar seu calendário tributário ás necessidades da empresa

As datas de vencimento das suas obrigações tributárias não mudam de acordo com o que você precisa, mas é sempre possível ajustar os períodos nos quais você vai lidar com essas obrigações, desde que estejam dentro do prazo. Através do planejamento tributário, você pode montar um calendário e adaptá-lo às necessidades da sua empresa.


Aproveitar melhor incentivos fiscais

Por fim, esse planejamento também te ajuda a aproveitar melhor seus principais benefícios e incentivos fiscais, o que também contribui com a redução da carga tributária como um todo. Assim, se atentar aos prazos, possibilidade de regimes tributários, bem como aos incentivos fiscais, podem poupar muito dinheiro, elevando a lucratividade de sua empresa.


Com essas informações, você já entende um pouco melhor a importância do planejamento tributário em seu negócio. É um pequeno investimento de tempo e energia que te traz muito mais praticidade na sua gestão financeira.


Quer continuar recebendo dicas para otimizar seu trabalho? Então curta nossa página no Facebook e Instagram e fique sempre por dentro de nossas novidades.


#PlanejamentoTributario #EscritorioDeContabilidade #ContabilidadeSorocaba #ContabilidadeEconomy #EconomyContabilidade #EscritorioSorocaba

0 visualização
Adicione seus dados e seu melhor e-mail para receber mais novidades contábeis
Acesse também
Contatos

 (15) 3411-3938  |  (15) 3357-1381  

Atendimento:

Das 09:00hs às 18hs, de Seg à Sex

Av. Antônio Carlos Comitre , 1350,

Sala 14, Pq. Campolim, Sorocaba / SP

  • WhatsApp Verde
  • Facebook Economy Contabilidade
  • Google Plus Economy Contabilidade
  • LinkedIn Economy Contabilidade
  • Instagram Economy Contabilidade

Economy Gestão Fiscal Contábil | Desenvolvido por BEFORCE - Seja Forte nos Negócios