top of page

Você sabe quanto lucra sua empresa?


O Lucro é imprescindível para o negócio, ter a apuração correta deste resultado, torna possível definir as melhores ações para a longevidade e crescimento da empresa.


Em uma explicação simplificada, o lucro é o rendimento positivo obtido através de uma negociação. Parece fácil e simples, mas será que você sabe mesmo quanto lucra a sua empresa?


Você se surpreenderia com quantos gestores não têm a menor ideia se seus negócios são lucrativos ou não. Mesmo empresários experientes podem ter dificuldades para precisar os valores a serem considerados para o cálculo da lucratividade ou rentabilidade da empresa.


Se você também tem esse tipo de dificuldade, não se preocupe. Separamos aqui alguns pontos que vão te ajudar a entender melhor quanto lucra a sua empresa. Acompanhe.

Diferencie Custos e Despesas (Fixas e Variáveis)

Tanto custos quanto despesas representam os gastos ou desembolsos da empresa, porém estes termos são utilizados para referenciar coisas diferentes e, dependendo do ramo e da atividade que ela exerce, essas definições podem mudar. Basicamente podemos dizer que um negócio poder ter 4 tipos de gastos: Custos, Despesas, Investimentos e Perdas.


Os Custos, em geral, são os gastos necessários para executar a principal atividade de uma empresa. E geralmente aparecem atrelados a linha de produção.


As Despesas, normalmente estão ligadas a geração de receita para o negócio, porém não ligadas a produção, mas são essenciais para que a produção possa seguir. Por exemplo: Aluguel, Internet, Materiais de escritório, Telefone, Comissão de vendedores, etc.


As despesas podem variar a frequência, valor ou até serem inesperadas, então são classificadas como:

  • Despesas fixas: são aquelas que fazem parte do grupo de despesas previsíveis. Dentre elas podemos incluir: salários, impostos, aluguéis, contas (água, luz, telefone) e etc.

  • Despesas extraordinárias ou variáveis: podemos citar as multas e encargos, gastos com processos, reparação de problemas eventuais e etc.


Primeiramente, você deve colocar no papel quais são os principais custos e despesas mensais do seu negócio, além de dividi-los em despesas fixas e variáveis. Essas são algumas das informações mais fundamentais para seu planejamento financeiro.

Saiba Calcular sua Receita Mensal Corretamente

Pode parecer bem óbvio calcular a receita da empresa, mas há alguns descuidos que podem gerar grandes problemas em seu planejamento financeiro. Principalmente no que diz respeito a não fazer a conferência do valor recebido em relação as vendas de um determinado período.


Receita não é sinônimo de valor recebido. É sempre possível que haja uma inconsistência entre o valor em caixa e as vendas realizadas. Isso pode ocorrer por vários motivos, como promoções momentâneas, negociações com clientes, vendas a prazo, entre outros.

Essas ações comerciais elevam a lucratividade, mas não geram caixa imediatamente, por isso é necessário fazer sempre a verificação detalhada e criteriosa dos valores da receita mensal.

Faça o Cálculo Percentual de Lucratividade

A taxa de lucratividade de uma empresa é o lucro líquido da empresa, dividido pela sua receita total, depois multiplicado por 100. O lucro líquido, por sua vez, é a diferença entre os custos e a rentabilidade no mesmo período, já levando em conta os encargos e tributos.


Digamos que sua receita em um determinado mês foi de R$50.000, enquanto seu lucro foi de R$10.000. Nesse cenário, você teria uma taxa de lucratividade total de 20%.

Diferencie Lucro e Rentabilidade

É sempre bom lembrar que uma empresa lucrativa e uma empresa rentável não são necessariamente a mesma coisa. A rentabilidade é calculada levando em conta todo o investimento realizado até o negócio começar a ter lucro, enquanto a lucratividade leva em conta apenas os valores computados no mês ou outro período de tempo estipulado.


Agora que você tem essas dicas, fica mais fácil entender quanto lucra a sua empresa. Se você ainda tem dúvidas ou precisa de ajuda, o ideal é contar com um profissional de contabilidade, entre em contato com a Economy e conheça os nossos serviços.


Se quiser continuar recebendo mais novidades, assine nossa newsletter e acompanhe tudo em primeira mão.




📍 Av. Antonio Carlos Comitre, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938 Whatsapp: http://bit.ly/contabilidade-economy

 

bottom of page