top of page

Como Funciona a Contabilidade para Restaurantes?


Boa parte do trabalho dentro de um restaurante envolve lidar com os clientes diretamente, anotar seus pedidos e preparar os pratos rapidamente. Porém, para que esse aspecto funcione adequadamente e o negócio continue aberto, é necessário entender também como funciona a contabilidade para restaurantes.


Um bom trabalho de contabilidade é fundamental para manter um orçamento saudável e uma margem de lucro razoável. E há muitas normas que só se aplicam ao trabalho dentro dos restaurantes.


Acompanhe e entenda melhor como é feito o trabalho de contabilidade para restaurantes.

Controle do Fluxo de Caixa

Uma das tarefas mais importantes que o contador de um restaurante cumpre é o controle do fluxo de caixa. Como esse tipo de negócio lida com bens de consumo, há muito mais compras sendo realizadas todos os dias. Para garantir o melhor planejamento financeiro, é fundamental acompanhar toda essa movimentação a cada dia.

Escolha do Melhor Regime Tributário

O regime tributário é o conjunto de normas usadas para definir o pagamento de tributos em uma empresa. Os principais deles hoje são:


• Simples Nacional: Todos os tributos são cobrados em uma só guia, além disso esse regime de Tributação incide sobre o faturamento bruto da empresa. A alíquota cobrada depende das atividades da empresa e o faturamento, atualmente existe 5 anexos, esses anexos são os responsáveis por definir a tabela com as alíquotas dos tributos. Já o Microempreendedor Individual (MEI) possui um valor fixo mensal que depende do salário-mínimo e da atividade o valor mensal mínimo é de R$ 61,60 até R$ 66,60.


• Lucro presumido: O Lucro Presumido é o regime Tributário que presume o lucro da empresa, essa presunção depende da atividade da empresa, por exemplo, as atividades geralmente possuem a presunção de 32% para serviço e 8% para comércio e indústria. Para presumir o lucro é necessário aplicar a porcentagem sobre o faturamento da empresa, assim é possível ter todas as bases de cálculos para mensurar os tributos da empresa. Alguns desses tributos incidem diretamente sobre o faturamento da empresa e outros sobre o lucro que foi presumido.


• Lucro real: É o mais complexo entre os outros, para gerar as bases de cálculo desse regime é necessário levantar os documentos contábeis da empresa a fim de chegar ao verdadeiro lucro fiscal da empresa. Após o lucro apurado é possível ter a base de cálculo de quase todos os tributos. Os outros tributos precisam passar por uma conta de compensação a fim de deduzir os valores já pagos pela compra de insumos para a realização da atividade.


Dependendo do porte da sua empresa e de suas expectativas financeiras, um desses regimes pode ser mais interessante que os demais.

Otimização de Despesas

Outra tarefa importante na contabilidade para restaurantes é avaliar as despesas do negócio e cortar o que não for necessário. Essa é uma forma de aumentar a lucratividade do seu negócio indiretamente, oferecendo maior margem sem ter que aumentar o valor de venda para os seus clientes. Essa otimização se aplica tanto aos custos com materiais quanto aos tributos e recursos humanos.

Melhor Precificação dos Produtos

Durante o planejamento de um restaurante, um dos passos mais importantes é determinar o preço correto de todos os produtos, levando em conta as despesas e a margem de lucro desejada. Com a ajuda da contabilidade, é possível analisar todos esses gastos com maior precisão, além de considerar como esses valores podem afetar o interesse geral do público.

Cumprimento das Obrigações Fiscais

Todo negócio precisa fazer o pagamento de tributos e prestar contas para se manter dentro da lei. Isso significa que é fundamental conhecer essas normas e também acompanhar de perto a movimentação do dinheiro dentro da empresa. Atrasos ou inconsistências podem levar a diversas perdas a longo prazo.

Particularidades sobre a Contabilidade para Restaurantes

Como já mencionamos, há muitas normas que se aplicam especificamente ao trabalho de restaurantes, já que é um negócio que lida com bens de consumo. Além de cumprir todas as suas obrigações contábeis, também é necessário tomar conta de outros aspectos, como as normas sanitárias e de qualidade dos produtos usados.


Contar com uma boa contabilidade para restaurantes é o primeiro passo para fazer o seu negócio crescer. Se está procurando essa ajuda, entre em contato com a Economy e conheça nossos serviços.


📍 Av. Antônio Carlos Comitre, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938

WhatsApp: http://bit.ly/contabilidade-economy


Quer saber mais em como a Contabilidade Economy pode ajudar a sua empresa? Veja outras informações em nosso blog:



Quer continuar acompanhando mais das nossas dicas? Então assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.


bottom of page