top of page

Veja dicas práticas de como reduzir os custos da sua empresa


Em qualquer negócio, saber como administrar suas despesas é uma das tarefas mais importantes. Mesmo que o seu produto seja excelente, você ainda precisa manter os custos sob controle se quiser ter uma boa margem de lucro. Por isso que há tanta ênfase em reduzir os custos da sua empresa, mas sem comprometer sua qualidade.


Ao diminuir suas despesas, você pode conseguir uma rentabilidade maior para seu negócio sem ter que aumentar seus preços. A questão é como colocar isso em prática.


Confira aqui algumas dicas que vão te ajudar a reduzir os custos da sua empresa:

1. Otimize seus processos

Boa parte das suas despesas no dia a dia vêm dos seus processos de trabalho, seja no atendimento, confecção, estoque ou distribuição. E, na maioria dos casos, há alguma forma de otimizá-los para que consumam menos tempo e recursos. Sempre acompanhe o trabalho realizado no dia a dia, faça análises e encontre maneiras de torná-lo mais eficiente.

2. Invista em automação

Outra maneira de melhorar a produtividade e diminuir custos ao mesmo tempo é automatizar tarefas repetitivas. Isso se aplica tanto a processos materiais quando administrativos, como o preenchimento de relatórios. A máquina pode realizar essas tarefas em menos tempo e com menor índice de erro. Com o tempo, isso vai facilitar a entrega de valor para o cliente final e diminuir seus custos regulares.

3. Reduza desperdícios

Praticamente todo negócio tem alguns pontos de desperdício, especialmente no que diz respeito a materiais e recursos básicos, como água. Investir no melhor aproveitamento desses recursos fará uma grande diferença nas suas despesas regulares e no custo do trabalho no dia a dia. Você pode cortar esses desperdícios de várias maneiras, seja como parte de sua otimização de processos, com mecanismos de reaproveitamento de materiais e água, entre outros. A energia elétrica também pode ser um grande gasto conforme o negócio cresce, então inicie focando em pequenas reduções como o uso de lâmpadas fluorescentes de qualidade que tendem a durar mais e vai diminuir consideravelmente o valor da sua conta de luz a longo prazo.

4. Tenha um processo de avaliação de fornecedores

Uma ótima prática é criar requisitos básicos para contratação de fornecedores considerando desempenho da empresa em compras anteriores, qualidade de produtos e serviços, capacidade de entrega em negociações futuras, entre outros pontos-chave que possam garantir o fluxo de produção ideal e com o melhor valor, além de ser imprescindível fazer a reavaliação periódica.

5. Faça um planejamento de estoque

Ter uma boa quantidade de produtos em estoque é ideal para atender a qualquer pedido rapidamente. Porém, se o volume for excessivo, você terá muitos produtos parados, o que aumenta as despesas com armazenamento e, dependendo do caso, gera o risco de deterioração da mercadoria. Um bom planejamento de estoque te ajuda a encontrar um ponto de equilíbrio para atender a toda a demanda sem exceder o necessário.

6. Melhore seu planejamento tributário

Uma despesa que muitos empreendedores esquecem inicialmente é o pagamento de tributos. Se você não cumprir essa obrigação corretamente e dentro do prazo, terá que lidar com multas e talvez algumas restrições em suas atividades. Fazer um bom planejamento fiscal-tributário e investir em uma contabilidade eficiente vai te poupar muitas dificuldades, contribuindo na visão clara da gestão do negócio, mostrando exatamente onde, quando e como estão sendo gastos ou investidos os recursos.


Quer saber mais em como a Contabilidade Economy pode ajudar a sua empresa? Veja outras informações em nosso blog:


Se você está procurando ajuda para reduzir os custos da sua empresa e otimizar seu trabalho, entre em contato com a Economy e veja como nossa consultoria de contabilidade pode te ajudar.


📍 Av. Antônio Carlos Comitrê, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938

27 visualizações
bottom of page