top of page

Contabilidade e Tecnologia – Contabilidade para Empresas de T.I.


O setor de Tecnologia da Informação, ou apenas T.I., é um dos principais focos no mercado atual. Vários negócios atuam oferecendo soluções tecnológicas, desde grandes negócios até startups. O papel dessas ferramentas é tão grande que, para garantir a proteção de todas as partes envolvidas, também há cada vez mais regulação sobre a forma como a tecnologia é usada e desenvolvida.


Um dos pontos mais relevantes para novos empreendedores em T.I. diz respeito à contabilidade da sua empresa. Muitos profissionais abrem um negócio no ramo de tecnologia digital, mas não entendem quais são suas principais obrigações fiscais e tributárias, nem a importância da contabilidade em sua gestão.


Para manter sua competitividade, é fundamental contar com uma equipe de contabilidade qualificada. O ideal, na realidade, é que esse profissional seja voltado para a área de tecnologia, visto que ela possui várias particularidades.


Veja aqui algumas das principais contribuições de um contador especializado para a área de T.I.

1. Gestão geral das finanças

Acompanhar toda a movimentação financeira dentro da uma empresa é uma tarefa difícil, especialmente quando você já precisa lidar com clientes, divulgação e com a manutenção do seu produto. Porém, deixar essa tarefa de lado também dificulta sua tomada de decisão. Nesse contexto, um profissional de contabilidade pode manter maior controle sobre a movimentação financeira, além de gerar relatórios organizados para análises futuras.

2. Setor com várias particularidades contábeis

Como já mencionamos, o setor de Tecnologia da Informação possui uma série de exigências contábeis, seja no pagamento de tributos ou na prestação de contas. E alguns erros podem prejudicar bastante o funcionamento interno do seu negócio. Um profissional de contabilidade com experiência atuando em empresas de T.I. tem o conhecimento necessário para acompanhar suas movimentações financeiras e cumprir essas tarefas corretamente.

3. Melhor planejamento tributário

O pagamento de tributos é uma das principais obrigações em qualquer negócio, independente de sua área de atuação. Sendo assim, para evitar atrasos, multas ou pagamento de valores incorretos, é fundamental fazer um bom planejamento. Com a ajuda de um bom escritório de contabilidade, você pode dar conta de todas essas obrigações em dia, sem o risco de elas afetarem negativamente seus ganhos.

4. Redução de despesas

Em muitos casos, a melhor forma de melhorar a rentabilidade de um negócio é eliminar custos desnecessários. E uma das melhores formas de fazer isso é com a ajuda de um contador. Um profissional especializado pode monitorar com maior precisão as movimentações financeiras, determinar quais áreas estão consumindo mais recursos, mostrar como alguns deles podem ser reduzidos, além de minimizar a quantia paga em tributos.

5. Redução de custos tributários

Uma contabilidade pode aumentar a rentabilidade desse setor através da redução da carga tributária, visto que é uma das maiores atualmente. A contabilidade atua com mecanismos da Legislação Tributária que reduzem o custo, para isso a Contabilidade deve conhecer muito sobre o setor e suas características.


Para não ter problemas com o seu regime de tributação e a abertura da empresa conte com a Contabilidade Economy. Entre em contato agora mesmo e veja como podemos te ajudar.


📍 Av. Antônio Carlos Comitrê, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938



Quer saber mais em como a Contabilidade Economy pode ajudar a sua empresa? Veja outras informações em nosso blog:




Quer continuar acompanhando mais das nossas dicas? Então assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

bottom of page