top of page

Conheça os Diferenciais da Contabilidade em uma Imobiliária


O setor imobiliário é um dos mais complexos do ponto de vista legal. Existem várias normas feitas para garantir não só os direitos de proprietários, locadores, vendedores e compradores, mas também para que a tributação desses bens seja feita corretamente. Sendo assim, para que sua imobiliária funcione corretamente e dentro da lei, é imperativo contar com uma boa contabilidade.


O trabalho do contador é acompanhar toda a movimentação financeira dentro de uma empresa, prestando contas e garantindo que o negócio cumpra suas obrigações fiscais. Dentro do setor imobiliário, esse trabalho pode ser aplicado à gestão do próprio escritório imobiliário ou à administração de imóveis específicos. Dessa forma, eles também estarão funcionando dentro da lei.


Acompanhe e entenda melhor a importância de uma boa contabilidade no escritório imobiliário.

Como funciona a contabilidade imobiliária?

Como já mencionamos, há muitas normas que regem a contabilidade dentro do setor imobiliário, seja para compra ou locação. Como resultado, o profissional precisa se atentar a uma série de exigências, especialmente no que diz respeito à tributação.


Algumas das principais normas que precisam ser mantidas em mente são:


• Registro mensal de todas as despesas e ganhos;

• Planejamento e pagamento de todos os tributos incidentes sobre receita;

• O processo contábil deve ocorrer simultaneamente em relação à locação ou compra;

• A receita do imóvel só pode ser reconhecida a partir da assinatura e validação do título.


Também é importante que os processos de contabilidade do escritório se mantenham atualizados, pois as exigências feitas por lei podem mudar com o tempo. Alíquotas podem ficar maiores ou menores, ou as normas de isenção podem ser alteradas.

Como a contabilidade imobiliária agrega valor ao seu escritório?

Considerando todos os valores que são movimentados durante o processo de administração, venda ou locação de um imóvel, é fundamental ter um bom profissional de contabilidade em seu escritório imobiliário. Algumas de suas principais contribuições são:


Geração de relatórios


Para que o seu escritório fique dentro da lei, é necessário gerar relatórios financeiros sobre todas as transações realizadas pela empresa ou em relação a cada imóvel. Com uma boa contabilidade, é possível gerar informações mais confiáveis sobre a empresa, as quais serão usadas na prestação de contas.


Gestão adequada dos imóveis


Outra função da contabilidade em uma imobiliária é fazer a gestão de imóveis específicos. Caso o escritório seja responsável por um condomínio, por exemplo, um contador pode acompanhar as locações e fazer sua prestação de contas.


Melhor gestão de finanças


Manter o equilíbrio financeiro do escritório imobiliário pode ser uma tarefa difícil sem um profissional adequado. Não só pela complexidade das normas tributárias, mas também pela necessidade de acompanhar suas mudanças ao longo do tempo e para facilitar o planejamento. Contar com um bom contador faz uma grande diferença aqui.


Reduzir custos tributários a longo prazo


O trabalho da contabilidade também auxilia na redução de custos dentro da empresa. Erros na prestação de contas e pagamento de tributos geram multas, o que pode reduzir bastante sua rentabilidade. A longo prazo, uma boa contabilidade contribui também com a redução dos seus custos.


Entre em contato com a Contabilidade Economy agora mesmo e veja como podemos te ajudar.


📍 Av. Antônio Carlos Comitrê, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938


Quer saber mais em como a Contabilidade Economy pode ajudar a sua empresa? Veja outras informações em nosso blog:



Quer continuar recebendo mais das nossas novidades? Então assine nossa newsletter e acompanhe tudo em primeira mão.

bottom of page