top of page

Contabilidade e Consultoria – Como iniciar com sucesso no ramo de consultoria para empresas


Há muito conhecimento e expertise envolvido na gestão de uma empresa. Não só em relação ao produto ou serviço que o negócio oferece, mas também com relação a todo o trabalho de gestão interna, treinamentos, planejamento tributário, etc. E, para cada uma dessas tarefas, é necessário alguma orientação especializada, ao menos no início.


Esse é um dos motivos para os negócios de consultoria terem bastante espaço no mercado hoje. Dessa forma, empresas de diferentes segmentos podem buscar a ajuda que precisam para alinhar seus processos com maior eficiência e sem comprometer seu funcionamento ou planejamento financeiro. Se você tem uma área de especialidade que é útil para várias empresas, então também pode começar a trabalhar com consultoria.


Acompanhe e veja como você pode dar os primeiros passos:

Defina seu ramo

A tarefa mais importante aqui é definir qual será o ramo de atuação da sua empresa de consultoria. Se você já tem uma área de especialização definida e bastante experiência, então essa não deve ser uma questão difícil. Porém, você ainda precisa de uma definição bem clara para o tipo de consultoria que você irá prestar e como ela será útil para seus clientes.

Formalize seu negócio

Com um segmento já em mente, o próximo passo é dar entrada no processo de legalização da sua empresa de consultoria. Uma vez que ela esteja regularizada, você já pode começar a prestar serviço para outras empresas e para órgãos públicos. Os documentos exigidos e os processos necessários variam de acordo com o seu setor e local de atuação.

Estabeleça sua rotina

Uma boa rotina de trabalho é fundamental em qualquer negócio, independente de seu porte. Isso envolve a elaboração de um contrato de consultoria, procedimentos para diagnosticar a necessidade dos clientes, metodologias de gestão interna, entre outras coisas do tipo. Você pode e deve avaliar os resultados produzidos através de cada rotina e aprimorá-la a medida que seu negócio cresce e atrai mais clientes.

Forme a equipe adequada

A menos que você pretenda atuar como um profissional autônomo, vai precisar de uma equipe para dar suporte ao seu negócio. Isso envolve um time para a gestão interna da empresa, atendimento, contabilidade e outros profissionais que também possam atuar como consultores. Com o tempo, a expectativa é que novos colaboradores serão contratados para ampliar sua equipe a acompanhar o crescimento da sua demanda.

Escolha seu regime tributário

Todo negócio precisa prestar contas ao governo e pagar tributos. Porém, a forma como cada empresa cumpre essa responsabilidade e o valor pago variam de acordo com seu regime tributário. Há três opções disponíveis:

  • Simples Nacional: Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, possui alíquotas mais baixas e cresce conforme faturamento e todos os tributos são pagos no mesmo boleto, facilitando assim a organização do seu negócio.

  • Lucro Real: os grandes tributos são cobrados com base no lucro obtido da empresa ao fim do trimestre ou ano fiscal;

  • Lucro Presumido: No cálculo do Lucro Presumido cada atividade possui uma Porcentagem, essa porcentagem trata-se de uma estimativa do faturamento para se calcular os grandes tributos.

O Simples Nacional e o Lucro Presumido são os regimes mais comuns para empresas de consultoria.


Para não ter problemas com o seu regime de tributação e a abertura da empresa conte com a Contabilidade Economy, o melhor sempre a fazer é consultar um contador profissional. Entre em contato agora mesmo e veja como podemos te ajudar.


📍 Av. Antônio Carlos Comitrê, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938


Quer saber mais em como a Contabilidade Economy pode ajudar a sua empresa? Veja outras informações em nosso blog:



Quer continuar recebendo mais dicas como estas? Então siga a Economy no Facebook, Instagram e Linkedin agora mesmo.



bottom of page