top of page

O que você perde por não ter a sua empresa regularizada


Hoje em dia, o governo tem facilitado a regularização e formalização de um negócio. Boa parte do processo é online e também há vários incentivos para ter uma empresa regularizada. Tanto para quem já possui um negócio quanto para quem atua como microempreendedor individual.


Porém, ainda há muitos gestores e empreendedores que abrem mão da regularização. Seja qual for o motivo, esse é um grande erro que pode prejudicar muito seu negócio a longo prazo. Junto com os incentivos e benefícios de ter um negócio perfeitamente formalizado, também há vários problemas para quem não regulariza sua empresa.


Veja aqui os principais deles e seus impactos negativos em seu negócio.

Profissionais sem carteira assinada

Um dos principais direitos do trabalhador hoje é à carteira assinada. Isso garante uma série de direitos e benefícios ao trabalhador, mas também estabelece uma relação entre ele e a empresa, onde também há suas obrigações. Se você não possui um negócio devidamente regularizado, pode acabar incorrendo em algum processo trabalhista ou não terá como proteger sua empresa nessa mesma relação.

Sem acesso a linhas de crédito

Para que o seu negócio cresça, é importante ter acesso a algumas linhas de crédito. Isso ajuda a manter o equilíbrio do fluxo de caixa e também contribui para capitalizar seu negócio. Porém, negócios em situação irregular não podem ter acesso á maioria dessas linhas de crédito, tendo que recorrer a opções com juros mais altos e mais limitações.

Não pode participar de licitações públicas

Muitos negócios obtém a maior parte de sua renda através de licitações públicas, contratos com o governo para prestação de serviços públicos. Naturalmente, só uma empresa regularizada e formalizada pode se inscrever nessas licitações. Aquelas que ainda estão na informalidade ou em situação irregular não tem acesso a essa possível fonte de renda.

Sem emissão de nota fiscal

A nota fiscal é um documento que comprova a transação de um bem ou serviço, sendo usada na declaração de IR e também para cumprir suas obrigações fiscais. Porém, para emitir NF, é necessário ter um CNPJ registrado e formalizado.

Crescimento da empresa é limitado

O faturamento de um negócio informal ou irregular também é extremamente limitado. Já mencionamos a falta de acesso a crédito e a licitações públicas, que são fatores bem pesado, mas não são os únicos. Também pode haver a aplicação de multas, processos trabalhistas ou perda de clientes que não tem interesse de clientes em seu negócio. Em casos extremos, isso pode levar ao fechamento da empresa.

Menor credibilidade

Por último, mas não menos importante, é bom lembrar que os clientes também estão ficando mais criteriosos. Seja qual for seu público, é mais fácil transmitir credibilidade e confiança aos seus clientes quando sua empresa é regularizada, possui todas as credenciais e está em dia com a justiça.


Está precisando de ajuda para deixar a sua empresa regularizada e formalizada? Então entre em contato com a Economy e conte com a ajuda de nossos especialistas.


📍 Av. Antônio Carlos Comitre, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938

WhatsApp: http://bit.ly/contabilidade-economy


Quer saber mais em como a Contabilidade Economy pode ajudar a sua empresa? Veja outras informações em nosso blog:



Quer continuar acompanhando mais das nossas dicas? Então assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

bottom of page